O que faz um analista de automação

O analista de automação é o profissional que tem como função o desenvolvimento e a implantação de sistemas informatizados. Cabe a ele dimensionar requisitos e a funcionalidade do sistema instalado. Este também é o profissional que administra o ambiente informatizado, prestando suporte técnico, elaborando documentação técnica, estabelecendo padrões, coordenando projetos e oferecendo soluções.

Dessa forma, para atuar como analista de automação, o indivíduo necessita ter formação específica na área de automação, adquirida através de ensino superior em Engenharia Elétrica, de Produção ou Mecatrônica, por exemplo, ou por meio de um curso técnico que providencie a profissionalização de um analista de automação. Conhecimentos de Inglês e formações complementares são sempre vistos como mais valias, assim como experiência prévia nas mesmas funções ou em atividades similares.

O mercado de trabalho para este tipo de profissionais é bastante competitivo, com busca regular por indivíduos qualificados. Em termos de remuneração esta pode variar de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00, dependendo largamente de acordo com a empresa na qual o profissional se emprega e qual é o tipo de automação na qual este atuará. O tamanho da empresa, a sua localização, bem como a complexidade dos sistemas de automação, são, por norma, os fatores que mais influenciam na variação do valor do salário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *