O que faz um analista de assuntos regulatórios

Antes de entrar no que um Analista de Assuntos Regulatórios faz, convém esclarecer o que são exatamente os assuntos regulatórios. Esta é uma área que está diretamente ligada à regulação de produtos das indústrias de alimentos e medicamentos, que são fiscalizados pela ANVISA, e que têm que passar por um processo burocrático extenso para serem regulados.

Nesse sentido, a pessoa que ocupa o cargo de Analista de Assuntos Regulatórios é responsável pelo tratamento dos assuntos regulatórios da empresa para a qual trabalha, o que significa que poderá atua na regulação de patentes, propaganda e publicidade, regulamentação e registro de produtos, bem como na área regulatória de logística.

Sendo esta uma área estreitamente ligada às indústrias alimentícia e farmacêutica, a pós-graduação que capacita profissionais para trabalhar nesta área de forma plena é direcionada para indivíduos que tenham formação de nível superior em Farmácia, Engenharia Alimentar, Direito ou qualquer outra área correlata, que seja de relevância para o trabalho nas indústrias citadas.

Embora a necessidade de tratamento de assuntos regulatórios exista desde que o processo regulatório foi implementado, somente na última década o Analista de Assuntos Regulatórios tem sido visto como um membro necessário nas empresas nacionais. Por isso, o mercado para Analista de Assuntos Regulatórios se mostra bastante promissor, especialmente para indivíduos que apostem em uma formação de nível superior especializada.

Em termos salariais, a remuneração média deste profissional é de R$ 6.000,00.

1 Comentário

  1. Gabriela Lima

    20 de agosto de 2014 às 10:24

    Qual o CBO desse cargo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *