O que faz um agente marítimo

Todo o navio possui um armador (“dono do navio”) que é responsável por prover a embarcação com aquilo que é necessário. O agente marítimo é o profissional que representa o armador nos portos diante das autoridades portuárias. Cada vez que um navio chega à um porto, o agente marítimo assume o papel do armador e o gerenciamento do navio. Vale ressaltar que o trabalho deste profissional se inicia dias ou até mesmo semanas antes da embarcação atracar no porto para operações de movimento de carga e descarga.

O agente marítimo desempenha papel fundamental de comunicação entre uma embarcação e as empresas de transportes e armazenagem, despachantes aduaneiros, terminais de contêineres e operadores portuários.

É necessário que este profissional possua conhecimento na área jurídica e comercial relacionada com atividades portuárias, pois é ele quem providencia todos os registros e documentos necessários antes mesmo de o navio chegar ao cais.

O agente marítimo precisa também estar atento às informações passadas à Alfândega – caso ele não passe as informações corretamente, pode acabar pagando multas gravíssimas.

Além disso, quando alguma empresa deseja exportar ou importar produtos através de portos, ela entra em contato com o agente marítimo, pois este profissional está capacitado para fornecer as informações necessárias referentes ao processo de exportação/importação portuária.

Atualmente, existem cursos profissionalizantes que preparam o profissional para atuar na área.

7 Comments

  1. DARCI RIBEIRO

    18 de Março de 2012 às 13:11

    Gostaria de informações sobre cursos profissionalizantes que preparam para atuar na area de agente maritimo. Conforme comentarios descritos

  2. Alexandre

    9 de junho de 2013 às 10:20

    desejo muito saber onde no rio encontro o curso de agente marítimo?

  3. tobias

    20 de setembro de 2013 às 13:01

    Eu também desejo saber, quais são estes cursos que podem ser feitos para a profissão de agente marítimo

  4. Dayane Viegas Carvalho

    11 de novembro de 2013 às 15:11

    eu gostaria de fazer um curso de agente marítimo.

  5. Denilson Gomes de Oliveira

    13 de novembro de 2013 às 12:23

    Sobre o texto como explicação básica sobre a atividade está bom, precisaria de alguns ajustes técnicos. Por exemplo: 1 – Ele não representa apenas o armador, ele pode representar tambem o afretador. Autoridade portária seria apenas a empresa responsável pela administração do porto, na maioria dos casos a Companhia Docas. Existe a autoridade sanitária, aduaneira, maritima, etc. É difícil encontrar no mercado cursos especificos na área, as empresas geralmente realizam cursos internos para formação. Talvez no site portogente.com.br possa ter algo.

  6. Andre Zanin

    27 de Maio de 2015 às 9:48

    O texto publicado informa de maneira muito genérica a atuação do Agente Marítimo. Juridicamente o Agente Marítimo atua dentro de um contrato com o Armador (Mandatário) não sendo seu representante legal solidário em diversos atos. Por exemplo o Agente Marítimo não pode ser responsabilizado por algo que não deu causa, tais como avaria da carga, vazamento de óleo e demais problemas que possam ocorrer a bordo das embarcações extensiva a tripulação. Dentro do mandato especificado o Agente Marítimo providencia todas as anuencias necessárias para a atracação e desatracação das embarcações e em nome do armador contrata todos os prestadores de serviços demandados pela embarcação referente a todas as operações que ela estiver envolvida. Temos tipos diferentes te Agente Marítimo, o Consignatário, o Protetor, o agente Geral e o Sub Agente. Algo muito comum para a sociedade em geral é confundir o Agente Marítimo com o Agente de Carga e ambos possuem atividade comercial totalmente distintas. Referente aos cursos solicitados diversos Sindicatos de Agentes Marítimos afiliados a FENAMAR (www.fenamar.com.br) disponibilizam cursos sobre a matéria !

  7. Alan Loppnow

    21 de Maio de 2016 às 10:19

    Eu fiz no Senac Paranaguá-PR mas como o curso e muito técnico pouco absorvi da matéria esse curso é ideal para os que já estão ingressados no mercado marítimo
    mas vale a pena afinal aprender é sempre valido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *