O que faz um agente de organização escolar

Sendo um cargo mais visto nas instituições públicas, o agente de organização escolar tem papel muito importante dentro das escolas. Esse profissional irá atender a demanda de várias áreas, desde atividades de secretaria até o controle do trânsito de alunos na escola e ao redor.

Para trabalhar como agente de organização escolar é necessário ser aprovado em concurso público oficial e seguir os requisitos do mesmo, que costumam ser: ter mais de 18 anos na época da posse, estar em dia com suas obrigações eleitorais, não possuir registro em outro cargo público, apresentar-se dentro do período com os documentos necessários para a posse.

Além de auxiliar nas tarefas administrativas, o agente de organização escolar zela pelos recursos disponíveis na escola, além de auxiliar na formação dos alunos e interferir em sua conduta,educando com respeito e ética.

Dentre as principais funções, estão: atender a comunidade escolar, registrar e atualizar arquivos cadastrais da escola, controlar a movimentação de alunos, dar suporte as atividades da secretaria. Algumas outras funções podem surgir de acordo com a demanda da própria escola. Nem todas estarão especificadas claramente no momento da posse, mas é necessário ter bom senso para distinguir o que é necessário ser feito para manter um ambiente escolar saudável para todos.

A remuneração de um agente de organização escolar pode variar de acordo com o horário de trabalho, com a localização da escola e com as funções assumidas.

4 Comments

  1. Rita de Cássia J.Pereira

    23 de maio de 2014 às 20:52

    gostaria de saber sobre cada funçâo desempenada sempre no amparo da Lei.

    -inspetor de alunos;
    -agente esolar;
    -professor coordenador.

  2. MARGARET LEITE

    24 de abril de 2015 às 13:24

    Gostaria de saber se AOE é obrigada a servir merenda para os alunos, que temos duas merendeiras.

  3. Samy silva

    11 de agosto de 2015 às 22:15

    Gostaria de saber se uma das funcoes de um agente de organização escolar é ficar tomando conta de aluno em sala de aula

    • Luciano

      18 de março de 2016 às 14:51

      Não, o agente assumi o papel administrativo.. Salas de aulas são os professores, assim na sua ausência quem assumi são os professores coordenadores ou suporte pedagógico estabelecidos na escola… Varia mto esses profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *