O que faz um agente da polícia federal

Um agente da polícia federal é um funcionário público. Assim sendo, para ter acesso a este cargo é necessário prestar concurso, ser aprovado em todas as etapas constantes do edital e obter colocação. Nesse sentido, convém esclarecer que para prestar concurso é necessário ter formação de nível superior em qualquer área e carteira de habilitação na categoria B ou superior, mas não basta obter aprovação nas provas, que são de disposição objetiva e discursiva, para ter acesso ao cargo.

Além disso, é necessário passar nos exames de avaliação psicológica, física e médica, que têm caráter unicamente eliminatório. Caso passe nas provas e tenha avaliação médica, física e psicológica positivas, o candidato ao cargo de agente da polícia federal irá ainda frequentar um Curso de Formação Profissional, cujas notas dos formandos ditarão se serão ou não colocados.

As atribuições do cargo de agente da polícia federal se prendem com a execução de investigações e operações policiais na prevenção e repressão de ilícitos penais, o cumprimento de medidas de segurança orgânica, o desempenho de atividades de natureza policial e administrativa, assim como a execução de outras tarefas que lhe sejam incumbidas.

A remuneração de um agente da polícia federal é de R$ 7.514,33, sendo que a jornada de trabalho semanal é de 40 horas e requer dedicação exclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *