O que faz um agente cultural?

Agentes culturais trabalham no sentido de promover Arte e Cultura, o que envolve reconhecimento de trabalhos de artistas e organizações que empregam a Arte como agente de mudança. Seus trabalhos podem ter como tema assuntos que variam desde problemas sociais até ambientais. Uma grande parte de seu trabalho incorpora um elemento de responsabilidade social. Geralmente tais profissionais têm uma background variado e interesse em Arte, Arquitetura, Cultura e similares.

Seus projetos envolvem colaboração com cidades ou grupos, a fim de abordar de formas criativas as questões sociais, criação de intervenções artísticas em diversos locais, discussão de questões como violência, imigração, conservadorismo, pobreza, saúde, educação etc.

Agentes culturais mostram que o trabalho de artistas não é um fenômeno singular, suas ideias criam intervenções efetivas que se tornam cada vez mais salientes. O trabalho de Paulo Ito como forma de protesto em relação ao excesso de gastos feitos para os estádios da Copa do Mundo de 2014, onde ele retratou a imagem de uma criança brasileira chorando de fome sentada a mesa com o prato servido de uma bola de futebol, ao invés da própria comida é um exemplo de arte com impacto social.

Esta é uma maneira que a arte cria impacto, elas nos pega desprevenidos. No entanto, estamos acostumados com a arte em forma embalada. Nós gostamos de museus, lugares onde a arte pode ser armazenada. Nós andamos por uma casa de cultura e esperamos deixá-la sem sermos mudados, talvez apenas fiquemos um pouco mais pensativos ou atordoados. Nós esperamos a arte atuar como metáfora, e podemos apreciar uma reconfiguração inteligente de um tema ou ícone comum, mas nós raramente esperamos ser provocados até o ponto de ação ou mesmo interação com a arte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *