O que faz um agente autônomo de investimentos

O agente autônomo de investimentos é o profissional que atua diretamente no mercado financeiro como um intermedário na distribuição de investimentos de pessoas físicas e jurídicas.

Para tornar-se um profissional da área é necessário possuir o ensino médio completo e prestar o exame da ANCOR (Associação Nacional das Corretoras). Existem cursos que prepraram o candidato para a prova, sendo que esta é bastante específica e abrange temas como: Economia brasileira e internacional; Sistema financeiro nacional; Instituições e Intermediadores financeiros; Mercado de capitais; Modalidades operacionais; Tributação; Liquidação; Mercados derivativos; Títulos de Renda fixa; Marketing dos produtos e Ética profissional.

Após receber o certificado, o agente autônomo de investimentos pode prestar serviços para uma determinada corretora. Geralmente, não existe salário fixo; existe, porém, uma comissão que varia de vinte a trinta por cento da corretagem gasta pelos clientes. Inicialmente, o profissional precisa ir em busca dos seus clientes e assessorá-los nas suas decisões de investimento. Além disso, ele deve manter contato com diversas instituições financeiras.

Cso você esteja interessado em tornar-se um profissional da área, saiba que o agente autônomo de investimentos não recebe nenhuma bonificação ao abrir a conta de um cliente na corretora para a qual ele trabalha – a bonificação vem apenas da corretagem!

O agente autônomo de investimentos, após uma certa experiência, pode também trabalhar na bolsa de valores como analista de investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *