O que faz um advogado-geral da União

O advogado-geral da União é o cargo jurídico mais alto do poder Executivo. Essa pessoa representará a União em casos que sejam levados ao Supremo Tribunal Federal. Esse profissional pode atuar em qualquer estado do país em que atua, podendo participar diretamente dos casos ou apenas presidindo a sessão.

Suas atribuições possuem muita importância para o país e por isso é um cargo muito visado. Para se tornar um advogado-geral da união o primeiro passo é ter um curso de nível superior em Direito. Para exercer a função de advogado, é necessário ter certificação da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil. Com essa documentação em mãos você poderá se inscrever em um concurso público, desde que também atenda aos demais requisitos comuns a todos os concursos públicos (ter no mínimo 18 anos na data da posse, regularização das obrigações eleitorais e ser brasileiro nato).

O último concurso realizado foi em 2012 e o salário era de quase 15 mil reais por mês. As vagas são poucas, sendo um dos concursos mais concorridos do Brasil. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, e além da prova de conhecimentos específicos, há sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *