O que faz um advogado criminalista

O campo de atuação do advogado criminalista se prende com a defesa criminal, seja dos interesses da vítima de um crime ou daqueles que são acusados de cometer um crime. Dessa forma a sua prestação pode tanto estar ligada ao direito que todo o cidadão tem, seja ele culpado ou não de um crime, de ter uma defesa legítima perante tribunal, como pode estar relacionada com a defesa do indivíduo que alega ter sido vítima de um crime.

No caso de um advogado criminalista que atue enquanto defensor de supostos criminosos, ou seja, de pessoas acusadas de cometer um crime, o profissional terá como objetivo fulcral a manutenção da justiça para com o acusado. Assim sendo, caso o alegado criminoso tenha efetivamente cometido uma transgressão criminosa, o advogado criminalista será responsável por garantir a atribuição de uma pena que seja condizente com o ato praticado. Em contrapartida, se o acusado não for culpado, a sua defesa deverá recair na clarificação dos fatos de modo a ilibar o acusado.

Atuando enquanto defensor da vítima o advogado criminalista é nomeado de assistente de acusação e tem como função o acompanhamento do processo de maneira a que nenhum detalhe importante para a construção do caso seja deixada de lado, cuidando assim da defesa dos direitos da vítima lesada pelo crime.

Para exercer a função de advogado criminalista o indivíduo tem de, invariavelmente, ter cursado direito e ter se especializado neste ramo do direito.

3 Comments

  1. sibele maria rodriguez

    22 de Maio de 2016 às 15:54

    Muito bom o artigo

  2. André

    30 de dezembro de 2016 às 8:55

    muito bom

  3. Fátima

    15 de agosto de 2017 às 0:44

    Boa noite! A vizinha ao lado do meu terreno, abriu uma janela e um vitrô para o meu terreno. Fui conversar com ela, para fechar a janela e o vitrô , e a mesma disse que subiu a parede e não vai retirar a janela e o vitrô. A Sub.prefeitura ira no local, para notifica-lá , e prazo para ela fechar o que abriu. Na quinta feira passada, a chave não rodava e logo pensei alguém ou ela mesma fez isso para me intimidar, não posso permitir que fique assim, ela achando que pode abrir janelas e fica por isso mesmo. Não conheço sua índole e de seus amigos/familiares , o que devo fazer para me proteger a mim e minha família, e o respectivo terreno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *