O que é fraturação hidráulica?

Fraturação hidráulica é um processo utilizado em 90% dos poços de gás natural nos Estados Unidos, onde milhões de litros de água, areia e produtos químicos são bombeados no subterrâneo de modo a quebrar rochas e liberar o gás. Atualmente, a combinação de faturamento hidráulico avançado e perfuração horizontal empregando tecnologia de ponta é em grande parte responsável pela crescente produção de petróleo e gás natural nos Estados Unidos.

O processo envolve tocar o xisto e outras formações rochosas com segurança através de perfurações de mais de 1km de profundidade abaixo da superfície antes de virar gradualmente na horizontal e continuar a perfuração por mais centenas de metros. Portanto, um único local de superfície pode acomodar um certo número de poços. Uma vez que o poço se encontra perfurado, protegido e cimentado, pequenas perfurações são feitas na horizontal do tubo do poço, através do qual uma mistura de água (90%), areia (9,5%) e aditivos (0,5%) é bombeada sob altas pressão para criar micro fraturas que são mantidas abertas pelos grãos de areia na rocha. Os aditivos possuem importante papel nessa tarefa, eles ajudam a reduzir fricção (reduzindo assim a quantidade de pressão de bombeamento de fontes movidas a diesel, o que reduz emissões atmosféricas) e previne a corrosão da tubulação, que por sua vez ajuda a proteger o meio ambiente e aumenta a eficiência do poço.

Tal processo preocupa cientistas porque os produtos químicos utilizados no faturamento podem representar uma ameaça tanto no subterrâneo quanto na superfície, quando fluidos residuais são tratados e por vezes derramados nesta.

Estima-se que mais de 80% dos poços de gás natural perfurados na próxima década exigirão fraturação hidráulica. A Agência Internacional de Energia estima que os Estados Unidos podem se tornar líder mundial em produção de petróleo em 2015. Eles já são líderes mundiais na produção de gás natural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *