Comparação Dilma x Serra

Os dois principais candidatos à presidência da república do Brasil, Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSBD, possuem diferenças relevantes em suas propostas, que possuem tanta importância quanto a que o mandato de qualquer um deles terá sobre a forma com que o país será conduzido.

Do posicionamento dos candidatos em relação aos principais temas de interesse nacional, fazendo uma comparação, podemos citar:

Reforma da legislação trabalhista

Dilma: considera não haver nada de errado na legislação atual e não fará reformas trabalhistas.
Serra: mostra-se favorável à realização de uma reforma que busque desonerar a contratação.

Tripé da economia (metas de inflação, câmbio flutuante e superávit primário)

Dilma: mostra-se favorável à manutenção do tripé.
Serra: mostra-se favorável à manutenção do tripé.

Autonomia (real) do Banco Central

Dilma: mostra-se contra.
Serra: mostra-se contra.

Educação e emprego

Dilma: sem proposta específica para o assunto até o momento da publicação deste artigo.
Serra: defende a melhor qualificação de professores e a disseminação de cursos técnicos profissionalizantes como meio de formar mão-de-obra qualificada.

Aparelhamento do estado e loteamento político

Dilma: afirma não ver problemas desde que o indicado político seja tecnicamente capaz.
Serra: critica duramente a prática e afirma que a combaterá se for eleito, argumentando que é preciso reduzir os gastos de custeio para ampliar os investimentos.

Funcionalismo público

Dilma: sem propostas específicas até o momento da publicação deste artigo.
Serra: defende a implementação de políticas de meritocracia semelhantes às implantadas no estado de São Paulo, em que os funcionários recebem bônus de acordo com seu desempenho.

Segurança pública

Dilma: defende maior esforço no combate ao crack e ao tráfico de drogas em geral.
Serra: defende a criação de um ministério para cuidar do assunto e um maior monitoramento das fronteiras para evitar a entrada de drogas e armamentos de países vizinhos.

15 Comments

  1. Mary

    23 de junho de 2010 às 12:40

    Acho muito importante sabermos qual a ideia de cada um dos candidatos, para termos segurança de que estamos votando na pessoa certa para governar o nosso Brasil. O que me preocupa é a pretenção de certas pessoas que se candidatam e se acham capazes para exercer tal função.

  2. Valdo

    11 de setembro de 2010 às 9:38

    O brasileiro está cansado de promessas não cumpridas. Espero que os candidatos cumpram suas promessas, ou pelo menos tentem, pois é notório que falem uma coisa e depois façam outra. Deveria ter uma lei que disciplinasse isso.

  3. rodrigo

    29 de setembro de 2010 às 12:40

    concordo plenamente com os comentarios acima, mas acredito que pior do que apenas prometer e não cumprir é nem prometer, e ainda por cima é não ter propostas para temas importantes como: educação, emprego, e etc…

  4. Tatiene Silva

    7 de outubro de 2010 às 22:08

    São inumeros os problemas existentes que necessitam atenção no nosso país, 4 anos jamais serão capazes de resolvê-los. Na minha opinião o que realmente é eficaz e determinante para acertar o passo rumo ao tão sonhado desenvolvimento, independência financeira e qualidade de vida, não tenho dúvidas, está na EDUCAÇÃO !!!! Sem conhecimento o ser humano não é ninguém e se torna vulnerável à corrupção sempre. Trazendo à tona os graves conflitos que nos aflingem e a tendência é cada vez pior; pois, infelizmente os investimentos nessa área é uma vergonha que vem sendo praticada faz tempo. QUERO VER QUEM SERÁ CAPAZ DE DEIXAR OS INTERESSES PESSOAIS DE LADO, DE SER HOMEM OU MULHER DE VERDADE!!!!!!!!!! COMPETENTEMENTE CAPAZ DE ASSUMIR ESSA OBRIGAÇÃO QUE É NOSSO PRINCIPAL DIREITO HUMANO!!!!

  5. natalia aparecida pereira

    8 de outubro de 2010 às 14:53

    problemas e mais problemas sao o que enfrentamos a cada dia e serra e o mais prepararadopara isso tudo mas a dilma vai pegar tudo emprestado do lula eu nao caio nessa pinoia!serra e o melhor!

  6. natalia aparecida pereira

    8 de outubro de 2010 às 14:54

    vamo no SERRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!VOTA AI E 45!

  7. clodoaldo farias

    8 de outubro de 2010 às 21:24

    serra ñ é ruin, mas dentro de toda à historia nunca tivemos um governo tão bom, c/ este de LULA.
    temos que p/ obrigação dar-lhe toda a confiança, vai continuar mudando p/ melhor todo o mundo no globo acredita………

    DILMA eu desejo e voto em ti, ñ me decepicione ô segundo turno é seu.. Se ñ cuidar do pais dentro da ética , respeitando valores c/ á religião e a vida, ..DÓ MESMO JEITO QUE ENTRA VAI SAIR, PARTICIPEI P/ TIRAR O COLLOR, SE NECESSARIO PARTICIPREI MAS UMA VEZ………………………………………………

  8. LUCAS

    9 de outubro de 2010 às 21:52

    Gostaria de ler os programas de governo dos dois candidatos. É muito cômodo postar que o candidato x não tem posição sobre tal assunto, enquanto o candidato y é super interessado e engajado. Isso é ridículo. Ninguém lembra que o Serra, como ministro da Saúde, extinguiu a SUCAM colocando milhares de trabalhadores à mercê do preconceituoso mercado de trabalho (conheço ex-funcionários que foram trabalhar vendo bala na rua, postos de gasolina…) e, de quebra, contribuiu consideravelmente para as epidemias de dengue nos últimos anos. Serra é o cacete!

  9. Eduado Perona

    10 de outubro de 2010 às 14:18

    Entendo perfeitamente, como sendo válido as opniões dantes descritas. Excelente oportunidade par podermos, se possível, deixar nossa visão de pais, também.
    Sendo imparcial, na minha ótica, vemos que dos dois candidatos, temos um(a) que possui uma bagagem política mais de centro, outro(a) mais nos anos da apologia ao Comunismo, que, em algum momento, diz-se Socialismo, pelo próprio descrédito que o Comunismo se precipitou mundo afora, tendo em vis os anseios da raça humana.
    Bem vejamos; Um(a) não consegue vislumbrar a real ansiedade da população de ver atitudes mais dignas e éticas. A grande maioria do povo Brasileiro é honesto e muito trabalhador, estes, com a bandalheira que se vê nestes dias, esta assustado e não aceita isto como sendo normal, pois são meros seguidores da Lei.
    Outro(a) Tem por formação, princípios Éticos, catedráticos e cultos. Ímpeto moderado, planejador. Preocupado com bem estar da população, tanto que outrora, participa da construção dos alicerces de um dos planos econômicos mais bem sucedidos que o mundo já viu. Vejam o plano MARSHALL para o JAPÃO pós guerra, foi preciso Ocidentáis reinventarem o Império, acabando com feudos e todos os tipos de situações onde o Estado somente Gerência, a eduacação é a base para tudo, neste Japão, onde as leis pra os contraventores são duras, e os condenados são despresados pelos seus, pois é mais fácil produzir, ser útil. Aqui, não tivemos intervensão de pós guerra, pois nos matamos por nada, EDUCAÇÃO para os Ignorantes que desconhecem valores, como por exemplo. No Japão, Professor idoso, É MESTRE, aqui, véio.
    Creio que ambos são qualificados, UM(a) PARA CHEFE, outro para SECRETÁRIO(a)
    pois fizeram por merecer. Estudaram muito, não mentem sobre seus curriculuns, jamais tiveram problemas com Polícia, não mandam autoridades esconder informações pessoais que, em algum momento de sua vida pregressa, os desabonem.
    Parabéns Brasileiros que Optaram pela Professora Marina.
    Parabéns Brasil.
    Abaixo os atos Secretos e Escusos.
    Abraços
    Eduardo Perona

  10. Drº Welder Souza

    14 de outubro de 2010 às 17:42

    Como é fácil prometer,espero que eleito(a) faça realmente pelo nosso brasil.Somos conscientes sabemos realmete o que de fato queremos para o bem do nosso pais.
    Seja ele José Serra ou Dilma Rousseff,tenho certeza sao capazes,estarao preparados para assumir a direçao do pais.
    A você caro eleitor,vote com o coraçao,vote com a mete limpa,assim tenhamos certeza de ter um brasil melhor.
    Enfim um abraço e até dia 31 de outubro na mina comarca.

    Drº Welder Souza
    Juiz eleitoral – Ba

  11. Marcio P. Silva

    15 de outubro de 2010 às 18:01

    Muito se fala nesta época, mas na verdade é o que vem sendo feito; veja a Lei 12.292 publica em 20/07/2010 em que o Lula dou para a faixa de Gaza 25.000.000.00, vinte e cinco milhões dos nossos reais, cobrados com altos impostos, e deixa hospitais, e escolas e tudo mais nas situação que estão. Porque ninguem comenta esta lei, Esta no Google, podem conferir.

  12. Roseli Aires

    19 de outubro de 2010 às 14:08

    Pior do que um candidato que promete e não cumpre é o candidato omisso aos problemas reais dos brasileiros carentes, falta boas políticas públicas e uma ajuda do governo federal para os estados e assim consequentemente para os municípios…Não é ser contra ou a favor de: aborto, casamentos de homossexuais, acordos “bilaterais” ou isso ou aquilo…Tem que ser um governo que tem peito para afirmar que o Brasil é um país capaz, independente, sólido.Tem que fazer acontecer, só isso.

  13. Paul Cliveland

    21 de outubro de 2010 às 1:41

    Muitos aí dizem que o governo Lula foi o melhor, será que não estão vendo a situação da saúde pública, que está defasada em todo país? E a segurança pública? A violência cresceu nos últimos anos, bem como o tráico de armas e drogas. E mais, o fato de alguém achar que o governo atual é bom não implica dizer que o possível governo de Dilma será equivalente. Outra cabeça, outro mundo. Está claro que o Serra está mais preparado. Com propostas consistentes em todos os temas, ele vem mostrando com as entrevistas e debates que possue maoir controle emocional e esperiência na gestão pública. Projetos que ele ajudou a idealizar e concretizar, como os Genéricos, rodoanel, e outros mais, mostram a sua capacidade e credibilidade em comandar o nosso País.

  14. ana beatriz

    24 de outubro de 2010 às 13:20

    eu acho que isso esta muito errado.Dilma è a mais preparada,nao vai deixar privatizar o prè-sal nem a petrobras,tudo indica Dilma presidente

  15. Aleonidas Richard Morett

    24 de outubro de 2010 às 15:07

    Fico muito triste com o que vejo!
    Uma politica tão pobre de ideias, para dizer a verdade, até agora ninguem apresentou nenhum projeto a nivél de Brasil, ficam dizendo que A é onesto que B é o inverso e por ai vai, sei não meu Brasil!!! espero que vocês reflitam sobre isso!!!
    é bom lembrar que o tempo ta passando e temos que acompnhar a evolução, vejo que a política no Brasil estar muito atrasada! moledo político usado a 20 anos atrás onde a principal ou a unica estrategia politica era atacar o advesario.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *