Como ser voluntário

Existem diferentes formas de tornar-se voluntário e para todas elas a primeira coisa a se fazer é ir atrás de quem está precisando de ajuda. Muitas instituições, grupos, ONGs ou entidades religiosas que realizam trabalhos beneficentes ou filantrópicos precisam de “mãos extras”.

O voluntário, basicamente, é aquela pessoa que presta serviços sem cobrar nenhuma remuneração em troca. Segundo definição das Nações Unidas, “é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”.

Esse serviço é sempre voltado para ajudar qualquer tipo de pessoas ou seres vivos, sejam, comunidades, grupos carentes, doentes, minorias, cachorros, vegetação, entre outros.

Para tornar-se um voluntário, procure instituições que exerçam trabalhos de assistência e ofereça seu apoio. Se não se encaixar no perfil de nenhuma das organizações próximas a sua residência ou estiver procurando algo mais específico, também é possível conseguir se candidatar a vagas através da internet.

Web-sites como http://www.voluntarios.com.br/ reúnem uma série de locais à procura do voluntariado. Para facilitar sua atuação, o ideal é que o local em que prestará serviços seja próximo de onde mora, mas mesmo assim, há diferentes opções e através de uma busca é possível encontrar a vaga que mais tem a ver com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *