Como ser locutor

Geralmente um futuro bom locutor é aquele que possui uma voz de destaque e/ou alguma aptidão para falar em público. Muitos descobrem a vocação apenas quando colocam a boca no microfone, outros, antes mesmo que isso aconteça, já são incentivados a seguir carreira e apenas precisam de treino.

A maioria dos locutores estão ligados a profissão de radialista ou aos cursos de Comunicação. Buscar trabalho, mesmo que inicialmente voluntário, em rádios podem ajudar a desenvolver técnicas junto aos profissionais do ramo, bem como praticar.

O famoso ditado “é praticando que se chega à perfeição” funciona muito na profissão de locutor, pois é ficando íntimo do microfone e dos ouvintes que um amador se tornará um profissional notável.

Peça dicas a quem está na área há mais tempo. Os locutores veteranos sempre terão bons conselhos para repartir.

A faculdade é a melhor época para treinar. A maioria dos cursos de Comunicação, ou mesmo cursos técnicos de locução, possui rádios ou espaços parecidos comandados por alunos em que é possível desenvolver a locução sem medo de reprovações das grandes mídias.

Consulte um fonoaudiólogo. Profissionais dessa área poderão analisar seu timbre de voz e ensinar técnicas de aperfeiçoar os recursos de fala.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *