Como ser leiloeiro

O leiloeiro tem a função de ser o mediador de vendas de bens para a pessoa ou empresa que o contrate. A esse profissional cabe o recurso da persuasão e convencimento para vender produtos ou bens pelo melhor preço.

Para tornar-se leiloeiro, não é preciso curso superior, porém pelo decreto Lei nº 21.981 de 19 de outubro de 1932, o profissional precisa ser inscrito na nas Juntas Comerciais dos Estados (órgãos subordinados ao DNRC – Departamento Nacional de Registro do Comércio).

Embora não haja formação superior específica, para exercer a função é desejável ter um bom grau de cultura e de recursos de improvisação ao lidar com interessados em comprar um produto, lances e arremates.

Para tornar-se um leiloeiro oficial, ou seja, um profissional reconhecido pela Junta Comercial e legalmente apto a exercer a função, é preciso preencher um formulário de matricula que se encontra no site da Junta Comercial de seu Estado.

Entre os pré-requisitos para se cadastrar estão, ser cidadão brasileiro e estar quite com as obrigações civis e política; ter que ter idade acima de 25 anos; residir na cidade onde quer prestar os serviços há mais de 5 anos; ser idôneo e com certidões negativas no Distrito Federal da Justiça Federal e nas varas criminais da justiça.

A atuação do leiloeiro, geralmente, está associada a empresas privadas; fazendas de produção de gado, entre outros animais; empresas públicas, onde fará a mediação de: antiguidades, artes plásticas, objetos de artes, artigos para decoração, carros, imóveis e animais e etc.

5 Comments

  1. claudionor clementino

    17 de setembro de 2011 às 21:13

    Agradeço desde já pelas informações obtidas.

  2. Adelar Cavalheiro

    18 de Abril de 2013 às 20:25

    Muito boas as informações, que pode abrir portas de trabalho para quem quer iniciar uma nova atividade.

  3. Nildete dos Reis da Silva

    15 de outubro de 2013 às 11:27

    As informações obtidas, foram de grande valia, esclareceram diversas duvidas.

    Grata.
    Taquari, 15 de outubro,2013
    Atenciosamente
    Nildete.

  4. sidnei Pais

    9 de Abril de 2015 às 11:16

    De grande valia.sou vendedor ha 30 anos vários títulos mas nunca com oportunidade real de sucesso.
    Serei um leiloeiro.Ainda da Tempo.tenho 48 anos.Formado publicidade.

  5. Ricardo P. Maia

    21 de setembro de 2015 às 10:09

    Como ser um leiloeiro, eu quero fazer o curso obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *