Como participar do Prouni

O Prouni – Programa Universidade para Todos, criado pelo Governo Federal em 2004, tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e de formação específica, em instituições privadas de educação superior.

Dirigido aos estudantes que realizaram o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção através das notas obtidas no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. A nota do Enem exigida para participar é de 400 pontos, não sendo aceitas as provas anteriores.

Se você se enquadra nesses critérios, a inscrição para o programa pode ser realizada através da internet no site do Prouni, tendo em mãos o número da inscrição do Enem, CPF e a senha cadastrada no Enem.

Além da isenção total de pagamento das mensalidades na universidade, o ProUni possui também ações de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, que possibilita aos bolsistas parciais financiarem até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *