Como parar de beber

A bebida associada ao consumo de álcool pode ser um problema a aqueles que o fazem em excesso. Para parar de beber ou diminuir a dependência é preciso autocontrole.

Existem diferentes tipos prevenção em relação ao álcool e para cada um deles uma forma de lidar com o problema. Para casos primários, cujo objetivo é evitar o desenvolvimento de hábitos não saudáveis, pode-se reduzir gradativamente alterando bebidas alcoólicas e não alcoólicas até que deixem de ser essenciais.

Para prevenções secundárias ou bebedores pesados, que utilizam a bebida além dos limites normais para enfrentar problemas cotidianos, a abstinência pode ser mais difícil. Muitas vezes é preciso o apoio de pessoas ao redor, tentar transformar o hábito em ingestão tolerável ou ainda a terapia.

Em casos extremos, os bebedores abusivos em que o uso do álcool acarreta em problemas físicos, psíquicos, ocupacionais ou sociais, recomenda-se a abstinência total, a psicoterapia e a busca por ajuda em Centros de apoio como Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA).

Outras ações para parar de beber são evitar espaços em que bebidas alcoólicas são frequentemente consumidas, encorajar amigos a ajudá-lo e buscar atividades alternativas para preencher o tempo em que se utilizava para beber com novos ofícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *