Como mudar de zona eleitoral?

A mudança de zonal eleitoral pode ocorrer nos seguintes casos:

1. Se você, por exemplo, mudar de bairro, mesmo que dentro na mesma cidade, deve estar atento se o seu novo endereço não pertence a outra zona eleitoral. Caso isso aconteça, procure o Cartório eleitoral da sua região e leve consigo os seguintes documentos:

  • Cédula de identidade ou certidão de nascimento ou ou carteira profissional;
  • Título Eleitoral;
  • Comprovantes de votação que você possui;
  • Comprovante de residência (pode ser a conta de luz, telefone, água, etc).

2. Se você mudou de município, você deve entrar com pedido de tranferência do título eleitoral. Para isso, procure o Cartório eleitoral que atende o seu novo bairro e leve consigo os documentos citados acima.

4 Comments

  1. Regina Coeli Fantini Moreira

    18 de abril de 2013 às 14:12

    Olá!
    Moro em Ralengo há 20 anos e quero trocar de zona eleitoral,já que morava em Maria da Graça fiquei votando lá mesmo,mas por motivos de enfermidades tenho dificuldade de ir, como transferir e ir em qual endereço prá fazer a troca.
    Moro na Rua Santo Inácio 373 Realengo-CEP-21755-120
    Desde já grata pela atenção.

  2. Robson Kobayashi

    22 de agosto de 2013 às 21:24

    Basta acessar o site do TSE e fazer o pré-atendimento:
    http://www.tse.jus.br/eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net/titulo-net

    Depois seguir as instruções

  3. Almir de Araujo Martins

    28 de outubro de 2013 às 18:49

    Boa noite!
    Moro em Senador Camará em frente ao Brizolão que eu sempre votava. Com a perda de meu título eleitoral, fui na 17ª Região Administrativa de Bangu, onde tirei outro.
    Ocorre que a minha zona eleitoral foi transferida para o sub-bairro Viégas, que fica longe da minha residência, onde votei 2 vezes. Agora por problemas de saúde (gota-hiperuricemia), minha locomoção ficou bem prejudicada. Gostaria de saber se posso transferir meu local de votação para uma zona eleitoral mais próxima de minha residência e o que é preciso fazer para isso.
    Agradeço muito.
    Almir Martins

  4. Felisberto Aguiar da Silva

    15 de outubro de 2015 às 21:06

    Tenho problemas fortes de coluna, jä fiz sete cirurgias e continuo om muita dor, não posso subir escadas devido dor na coluna, estou votando numa escola Colégio Bahiense na rua Candido Magalhaes 177 Campo Grande, Rio de Janeiro Rj, esta escola nao tem elevador, sou obrigado a subir seis lances de escadas minha seçao no 4 , zona 242 é no terceiro andar, tenho 67 anos, peço transferir para escola Professor Gonçalves na estrada do cabuçu, Campo Grande Rio de Janeiro, RJ, bem perto da minha casa, e não tem escadas. Agradeço muito. Deus os acompanhe e é prova de que estou falando a verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *