Como gastar menos água

Existem diferentes motivos para se gastar menos água atualmente. O principal e mais eminente hoje em dia é o desperdício associado às mudanças de comportamento voltadas para um olhar ecológico. Com tanta evidência de que este recurso vital poderá faltar no futuro, até os locais onde ainda há água em abundância devem se preocupar com a economia.

Em acréscimo ao motivo ambiental, a diminuição de contas no final do mês é outro fator relevante. Para começar a gastar menos, diminuir o tempo no banho, fechar a torneira na hora de escovar os dentes e lavar a louça e ainda evitar lavar carros, quintais e calçadas, podem ser os passos iniciais. Ainda é possível economizar mais optando por plantas que exijam menos água em seu jardim – como, por exemplo, a espada-de-são-jorge, que pode ser regada apenas quinzenalmente – e regando nos horários de sol menos intenso (manhã e noite) para evitar a rápida evaporação.

O rápido conserto de vazamentos em torneiras e sanitários também evita desperdícios diários que podem variar de 13 a 900 litros, dependendo da intensidade do gotejamento.

Na hora de lavar as roupas na máquina, tente sempre utilizar na carga completa e reaproveitar a água utilizada na lavagem, colocando a mangueira da máquina em um balde, para lavar o seu quintal. Prefira vassouras, se for indispensável o uso da mangueira, utilize um esguicho com bico. Atualmente, existem vários projetos para tornar sua casa ecológica reaproveitando água suja para os sanitários, captando água da chuva, entre outros.

Para finalizar, vale lembrar que jogar lixo, óleo ou qualquer tipo de material em pias ou sanitários não aumenta a sua conta de água, mas também é uma forma de desperdício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *