Como fazer uma justificativa de um projeto

A Justificativa de um projeto acadêmico, técnico ou cientifico, trata-se de destacar a relevância e o porquê tal pesquisa deve ser realizada.

Para deixar claras as razões do que será abordado no projeto, pode-se responder em formato dissertativo questões como: “Quais motivos justificam meu projeto?”; “Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?”.

A pesquisa deve articular a relevância intelectual e prática do assunto investigado à experiência do investigador (quem elabora o projeto). É neste momento em que se tenta convencer com argumentos sólidos a universidade, o orientador ou uma instituição de financiamento de que sua proposta ou projeto merece ser realizado.

Não existe um modelo padrão, mas recomenda-se a utilização de citações de outros autores para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta. O diálogo com autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu texto e garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos sobre o tema em questão.

Tome o cuidado de não tentar justificar a Hipótese. Esta deverá ser levantada e desenvolvida em outra parte do projeto. Não se deve tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho. A Justificativa deverá exaltar a importância do tema a ser estudado e a necessidade de se levar adiante tal empreendimento.

17 Comments

  1. Jejé dante

    11 de outubro de 2012 às 2:34

    Estou muito satisfeito com essa explicacao, clara e precisa. Grato

  2. Maria Gilvanete dos Santos

    29 de outubro de 2012 às 11:42

    Gostei da explicação,ficou claro como se constroi a justificativa,obrigada pela ajuda.

  3. Daniella Marques

    6 de novembro de 2012 às 20:41

    Como começar o meu TCC?
    A explicaçao da justificativa ficou muito bem clara.

  4. M. Dimande

    9 de janeiro de 2013 às 7:32

    Agradeço muito pelas dicas, fiquei satisfeita, vou implementar a partir de já.

  5. Néia

    19 de fevereiro de 2013 às 15:37

    Muito bom este site, explicações claras e de fácil entendimento…

  6. Zani Lameira

    21 de março de 2013 às 17:42

    Gostei da explicação, farei um bom uso dela.
    Muito obrigada,

  7. Nilson Eloi

    4 de abril de 2013 às 11:20

    Muito bom mesmo!!!

  8. Maria Amelia Pinheiro Macaringueme

    9 de maio de 2013 às 12:40

    muito obrigado pela explicacao vai me valer bastante

  9. kamila

    29 de maio de 2013 às 11:26

    Me ajudou bastante . Obrigada

  10. Cristina A. Mendonça

    23 de julho de 2013 às 9:36

    Obrigada pelas dicas! Foi de fácil compreensão! Ótimo!

  11. Tais

    3 de agosto de 2013 às 10:59

    Muito bem explicado. Obrigada!!!

  12. Regiane

    23 de agosto de 2013 às 8:40

    Muito obrigada pela explicação,tornou mais fácil elaborar minha justificativa
    Adorei!

  13. MALU NUNES

    23 de setembro de 2013 às 14:59

    Muito claro e preciso. Fiquei mais segura para construir meu projeto,com essa explicação.

  14. denise comin

    11 de abril de 2014 às 14:47

    Explicaçao muito boa mas como ainda estou iniciando minha graduação necessito de um exemplo para ter noção de quais termos usar.

  15. João Nunes

    19 de abril de 2015 às 16:59

    Fiquei muito satisfeito, pois explica detalhadamente o que é uma justificativa. Me possibilitará uma maior qualidade no trabalho do Projeto de Pesquisa.

  16. Maria das Dores Lisboa de Oliveira

    28 de abril de 2015 às 12:05

    Gostei muito de saber o que é uma justificativa, pois não tinha nem idéia do que
    seia .

  17. Ercio Romeu

    17 de julho de 2015 às 3:11

    gostaria que apreciassem a minha justificativa e me respondessem no meu email ([email protected]) aqui esta a justificativa:”A cadeira de Material de Artilharia Terrestre consiste em dotar os estudantes em conhecimentos que lhes possibilitem a compreender a constituição e funcionamento das bocas-de-fogo em serviço no Exército Moçambicano. Durante as aulas de Material de Artilharia Terrestre o autor constatou que os cadetes, tanto do 1ᵒ, 2ᵒ e 3ᵒ ano tem enfrentado imensas dificuldades de manuseamento dos materiais em sua disposição para consolidação dos conhecimentos teóricos obtidos para o trabalho com o material. Este fenómeno motivou o autor a trazer a luz do debate o problema levantado acima, quanto a escolha do alvo e local de pesquisa deveu-se pelo facto de os cadetes do 3ᵒ ano serem os que se encontram na recta final da sua formação e que logicamente estariam altamente preparados para trabalhar com qualquer material da especialidade, visto que beneficiam-se de uma formação superior na casa mãe de ensino superior militar.
    Quando se esta em fase terminal de um curso os estudantes devem implementarem na pratica os conhecimentos adquiridos durante a formação no terreno, no caso dos cadetes, estes demonstram estas capacidades no tirocínio. Com a pesquisa o autor pretende identificar os factores que dificultam no manuseamento de material de Artilharia, em especial atenção para o D-30. Espera-se com esta pesquisa que contribua de uma forma positiva na resolução do problema em questão, assim como possa servir de suporte para investigações futuras. Pretende-se também trazer sugestões para dar soluções ao problema.”agradeco pela apreciaco e contributo para o melhoramento da justificativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *