Como fazer uma dissertação

Dissertação é um texto que se caracteriza pela explicação de uma ideia, de um ponto de vista, ou pelo questionamento acerca de um determinado tema. Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele.

Para uma boa dissertação é preciso domínio da língua culta, compreensão da proposta que será dissertada; ampliação do conceito para várias áreas de conhecimento no intuito de desenvolver o tema; selecionar, organizar e interpretar as informações em defesa de um ponto de vista, entre outros.

A princípio, o texto dissertativo não tem finalidade de persuasão e sim, de transmitir conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Se o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e exibe sua opinião sobre o assunto, pode-se dizer que é do tipo dissertativo-argumentativo, porém muitos lugares aceitam essa forma de texto chamando-os apenas de dissertativos.

Apresente a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução, apresente a ideia ou o ponto de vista que será exibido ou defendido.

Para o desenvolvimento ou argumentação, o tema inserido no começo do texto começa a ser trabalhado. Cite exemplos, recorra à opinião de especialistas, forneça dados, entre outros recursos que desenvolvam a ideia apresentada no início da sua dissertação.

Na conclusão insira elementos que fiquem claro ao leitor que a redação chega ao fim para que não restem dúvidas de que as argumentações estejam sendo finalizadas.

Ao contrário da narração, a dissertação não apresenta uma progressão temporal; os conceitos são genéricos, não dependentes de tempo e espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *