Como fazer uma descrição

A descrição, ou texto descritivo, é a composição que dá informações detalhadas sobre determinado ser, objeto, lugar ou mesmo um sentimento.

Poderá ser feita de várias maneiras diferentes. Descrever um objeto nem sempre necessita os mesmos recursos para a descrição de uma pessoa ou uma paisagem, pois existem pontos característicos diferentes um dos outros.

Quando se descreve uma pessoa, por exemplo, é possível mesclar características físicas e psicológicas. Pode-se citar o sexo, a idade, cor de pele, cabelos, olhos bocas, peso, altura e etc. Tudo nos mínimos detalhes, e ainda, depois analisá-la psicologicamente.

Para descrever um lugar, é importante que o leitor se sinta no local descrito. Procure dizer se o ambiente é fechado ou aberto. As cores da parede, da cortina, da porta; o tipo de piso, a maneira que os objetos estão dispostos, a luminosidade; o sentimento provável de quem fica no ambiente por muito tempo, o clima, a temperatura ambiente, os aromas, os sons, entre outros.

Para objetos, vale atentar-se ao o formato (redondo, triangular), dimensão (largura, altura, espessura), o material de sua composição, a aparência e etc. O objetivo do texto descritivo é sempre fazer com que o leitor consiga imaginar e recriar com a própria mente a imagem do ser ou objeto descrito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *