Como fazer uma carta de apresentação

A carta de apresentação, como o próprio nome já diz, é um artifício para trazer informações pessoais e profissionais relevantes ao se candidatar a um emprego, um concurso ou uma bolsa de estudos, tanto espontaneamente como respondendo a um anúncio.

Mesmo quando não é exigida, recomenda-se enviar junto ao currículo uma boa carta de apresentação como um diferencial em relação aos outros candidatos.

Na carta, não é necessário se estender ou repetir tudo o que está no seu currículo, mas é importante expressar as suas pretensões e destacar alguns pontos pessoais e profissionais que poderão chamar a atenção de uma forma favorável.

Coloque sempre algo acerca da sua personalidade. Procure mostrar o seu estilo voltando-se para as particularidades que poderão ser relevantes a vaga.

Enquanto o currículo indica o seu passado profissional e conhecimentos técnicos, a carta deve aproximar você da vaga que busca. Indique os seus pontos fortes de como trabalhar em grupo, como encara os objetivos, as adversidades, a competição, o stress, entre outros.

Não destaque nenhum ponto negativo, deixe para responder perguntas deste tipo durante a entrevista cara a cara. Uma carta de apresentação deverá ser uma folha simples, preenchida apenas num dos lados, para que não afaste o interesse pela leitura. O objetivo é incentivar o empregador olhar para o seu currículo e o chamar para uma entrevista pessoal.

2 Comments

  1. JULIO SEVERINO RAMOS NETO

    7 de agosto de 2011 às 12:45

    GOSTARIA DE CANCELA O COTRATO POIS ESTOU DESIPREGADO CASELA COM URGECIA POIS SOL PEDI UM MES E TAVIDO DOIS GRATO

  2. sheila

    17 de agosto de 2011 às 9:24

    quero cancelar porque nao conseguem arrumar minha senha e meu email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *