Como fazer um fichamento

Fichamento é uma forma de resumir um texto ou livro explicando as idéias principais com a ajuda de citações, esquemas, diagramas, entre outros.

Assim como qualquer trabalho acadêmico, os fichamentos preferencialmente deverão seguir os padrões da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas agregados a uma linguagem formal e a utilização de argumentos relevantes.

Ao destacar as principais idéias do texto a ser fichado, o uso de citações comprova e reforça que o que se está sendo falado casa com o apresentado no texto original. Existem diversos tipos de citação, que, de um modo geral, são cópias literais de trechos de outros autores – podendo ser do mesmo autor do texto original ou de complementares. Estas devem estar com espaçamento e tamanho da fonte diferenciado para serem identificadas como adicionais ao texto da autoria de quem realiza o fichamento.

O fichamento facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação dos conteúdos estudados. Sua estrutura é composta por um cabeçalho, desenvolvimento do assunto e referências (autoria, título, local de publicação, editora e ano da publicação).

2 Comments

  1. caroline

    29 de julho de 2011 às 18:11

    eu não assinatura nenhuma e pra cancelar

  2. Willian Dias

    18 de agosto de 2011 às 20:27

    quero cadastra meu provedor speedy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *