Como evitar varizes

Varizes, ou veias varicosas, são veias dilatadas, alongadas e tortuosas. Aparecendo geralmente nas pernas por motivos crônicos e/ou hereditários, são o pesadelo de muitas pessoas, principalmente das mulheres, pelo caráter prejudicial à estética.

Entre os fatores que contribuem para o surgimento de varizes estão o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal, o envelhecimento, a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo.

Para prevenir o surgimento das mesmas, o uso de meias elásticas, a manutenção de peso ideal e prática de exercícios aeróbicos ainda são os melhores caminhos.

As meias irão agir desviando o sangue das veias superficiais, onde as varizes se formam, para as veias mais profundas, onde as varizes não existem. As pessoas com tendência hereditária e as que ficam muito tempo em pé ou sentadas devem usar este tipo de meia.

Exercícios como a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica são recomendáveis. Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea facilitando o retorno venoso e fortalecendo a panturrilha. Ao praticar atividades físicas, os músculos das pernas realizam o mecanismo de contração e relaxamento ativando a circulação e consequentemente prevenindo o surgimento de varizes.

Evite também o uso contínuo de sapatos com de salto alto, pois estes forçam as pernas em posição desconfortante e dificultam o fluxo de sangue nas veias. Não sente com as pernas cruzadas e evite o consumo excessivo de sal, que favorece a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas.

Sol, sauna, banhos muito quentes e demorados provocam o aquecimento da pele e a passagem de uma maior quantidade de sangue pelos vasos da pele, por isso também precisam ser evitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *