Como evitar queda de cabelo

Em alguns períodos da vida, por motivos genéticos, grandes mudanças metabólicas, alterações hormonais (hipotireidismo, hipertireoidismo, ovários policísticos, menopausa, etc.) ou problemas emocionais, a queda de cabelo crônica pode tornar-se um temido pesadelo para cerca de 25% das mulheres e entre 33% e 55% dos homens.

Embora o ciclo de crescimento e queda dos cabelos seja natural, quando isso avança para perdas mais notáveis, é hora de procurar um especialista.

Entre as dicas para evitar o problema, estão manter uma alimentação adequada a base de verduras, legumes, frutas, cereais, carnes, gema de ovo e queijos, além de ingerir muita água; utilizar o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, pois serão responsáveis pela manutenção da raiz nos fios; exercícios físicos e ainda atividades de lazer.

O consumo de alimentos com vitaminas do complexo B, zinco, ferro e proteínas favorecem a saúde capilar. Para um tratamento para queda de cabelo mais eficaz, recomenda-se primeiro investigar a causa da queda através da história clínica sobre o uso de medicamentos e exames laboratoriais, doenças, alterações hormonais, regimes alimentares, entre outros.

A partir da detecção da causa do problema, o especialista indicará a melhor forma de evitar e prevenir novas ou contínuas quedas de cabelo além do considerado normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *