Como evitar pedras na vesícula?

Não há forma garantida de se prevenir pedras na vesícula, mas há várias formas de se reduzir o risco destas, através de cuidados com a massa corporal por exemplo, pois a obesidade é um fator dominante de risco. Em caso de sobrepeso, a melhor forma de se prevenir pedra na vesícula é procurar emagrecer. No entanto, deve-se evitar a acelerada perda de peso através dietas radicais, pois tal estratégia pode na verdade levar a produção de pedras na vesícula. Portanto, a perda de peso deve acontecer de forma lenta e constante.

Além disso, a perda de peso seguida pelo ganho de peso de modo frequente também pode causar pedras na vesícula. Logo, uma vez que o peso ideal é atingido, deve-se procurar mantê-lo. Em caso de pacientes que precisam emagrecer rapidamente, certos tipos de medicamentos podem ser indicados.

A combinação de exercícios físicos regulares e alimentação saudável são a melhor prescrição para prevenção de pedras na vesícula. Deve-se evitar tipos ruins de gordura, como a saturada encontrada em manteiga e produtos animais, assim como o excesso da ingestão de açúcar e álcool.

Precisa-se evitar também certos tipos de medicações, como drogas redutoras de colesterol, pois tais podem aumentar a quantidade de colesterol produzida pela bile, o que leva a formação de pedras nos rins. Caso o paciente esteja tomando tal tipo de remédio, deve-se procurar o médico de forma a cessar o uso da droga ou substituí-la por outro tipo de redutor de colesterol que não tenha tal efeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *