Como evitar diabetes?

Existem dois tipos principais de diabetes, tipo 1 e tipo 2. Diabetes do tipo 1 não pode ser prevenida. O sistema imunológico do corpo destrói as células produtoras de insulina, e ninguém entende muito o porquê. Já a diabetes tipo 2 é um pouco mais complexa, o excesso de peso, particularmente em torno da média cintura é um importante fator de risco para o diabetes tipo 2. Outros fatores como genética, idade e etnia também desempenham grande papel no desenvolvimento desta. O que significa que algumas pessoas acima do peso não desenvolverão diabetes, enquanto outras que se encontram dentro do peso ideal podem desenvolver. É a combinação de nossos genes e estilo de vida que influencia o desenvolvimento da diabetes do tipo 2.

Primeiramente você precisa saber quais são as suas chances de desenvolver diabetes tipo 2, pesquisando se existe histórico na família, medindo o comprimento de cintura abdominal e calculando o índice de massa corporal. Alguns fatores de risco como idade, sexo e etnia não podem ser mudados, mas o estilo de vida pode. Sabe-se que 80% dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidas ou atrasados, e o risco pode ser reduzido em até 60% após mudanças no estilo de vida, cada quilograma perdido reduz em 15% as chances de adquirir diabetes tipo 2.

Faça refeições regulares de modo a manter os níveis de glicose estáveis, inclua todos os grupos de alimentos essenciais, comendo pelo menos 5 porções de frutas e vegetais coloridos, carboidratos como pão granulado, cereal integral, aveia, macarrão, batata, laticínios como leite, iogurte, queijo e uma pequena quantidade de proteína como carne magra, frango, peixe etc. Procure exercitar-se pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana, evite ingestão exacerbada de álcool.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *