Como escrever um texto memorial?

Um texto memorial é escrito em ocasiões de morte, e é geralmente feito por alguém próximo do falecido. Deve conter informações sobre a biografia da pessoa, como detalhes sobre família, amigos, carreira, interesses, hobbies e conquistas; memórias pessoais favoritas; poemas, músicas, orações ou frases preferidas. É preciso ser cuidadoso ao escrever um memorial devido a carga de emoções do momento, sendo uma forma significativa de confortar pessoas afetadas pela perda e celebrar a vida do falecido.

A melhor forma de se escrever um memorial é escrevê-lo com o coração, o texto não precisa ser perfeito, mas deve ser de significado para a audiência, pois permite que ela lembre-se do falecido, o que ele foi, o que fazia e o que apreciava na vida.

Sendo assim, o primeiro passo na escrita de um memorial é recolher todas as memórias pessoais do falecido. Lembrar-se de suas qualidades mais características, fatos comoventes ou engraçados que destacam atividades especiais, eventos, feriados, músicas. Fale também com terceiros mais próximos do falecido a fim de coletar mais dados do tipo, de modo a tornar o memorial mais rico.

Com tais informações coletadas, escolha como quer apresentá-las, cronologicamente, ou por temas que definiram a vida da pessoa, como otimismo ou ética. Organize em seções, como lembranças de infância, hobbies, interesse, trabalho, educação, realizações especiais, lugares visitados, fé e filosofia. Algumas pessoas preferem escrever um texto sério, enquanto outros preferem um tom mais leve. Geralmente a melhor forma é a mistura dos dois tipos, solenidade e humor, pois permite ao público o lamento pela morte, mas também a celebração de uma vida bem vivida, de momentos felizes e engraçados.

Tendo tais memórias escritas, analise e revise o conteúdo, peça a opinião de familiares e amigos, ou leia tal texto em intervalos de tempos diferentes, como por exemplo, antes de dormir e no dia seguinte, ao acordar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *