Como escrever um texto manifesto?

Um manifesto é a declaração de seus princípios e intenções. Pode referir-se a um momento específico e limitado de sua vida, ou incluir seus objetivos e aspirações por toda sua existência. Muitas pessoas acham importante escrever um manifesto, por acreditar que tal documento ajudará a tomar decisões e mantê-los focados em seus objetivos. Tradicionalmente são escritos com aspirações políticas, mas qualquer um pode escrever um manifesto para missão de empresas, metodologias, vida etc. Ele guia nossas decisões e se torna uma ótima referência em momentos nos quais esquecemos o que somos e o que queremos.

Quando for escrever um texto manifesto descubra e concentre-se em seus pontos fortes de modo a aproveitar mais da vida. Trabalhe em seus pontos positivos ao invés de procurar melhorar em seus pontos negativos, pois esta é uma melhor forma de usar o tempo e fortalece a autoconfiança. Descubra seus valores, quais são os valores que você gostaria de passar para os outros? Respeito, integridade, compaixão? Escreva todos os valores que importam para você, depois tente resumir tal lista para um número de 5 ou 6 atributos.

Considere suas paixões, o que te traz alegria? Cantar, caminhar, participar de voluntariados, programar? Talvez já faça tempo desde a última vez em que você esteve em contato com suas paixões. O que te comove? Noticiários, filmes com biografias de superação, ajuda ao próximo? Como você deseja que os outros te vejam? Quais palavras lhe causariam orgulho ao ser descrito por terceiros?

Por fim, coloque todas essas informações juntas. Seu manifesto pode ser do tamanho que quiser, na verdade é legal ter uma versão curta e uma versão longa que poderia ser postada em uma página específica de seu blog, por exemplo. Escrever um manifesto como seu guia pessoal é uma excelente maneira de se sentir verdadeiro consigo mesmo, seus sonhos e metas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *