Como escrever um roteiro?

Um roteiro é um documento que descreve cada elemento sonoro, visual e comportamental necessário para se contar uma história. Ele é importante para a produção de mídias como filmes, pois pelo fato de se ter várias pessoas envolvidas na produção deste, como atores, produtores e atores, ele permite fornecer a noção e interpretação da maneira como a produção será filmada. Na maioria das vezes é feito de modo colaborativo, e muitas vezes há necessidade de revisões e modificações.

Uma boa maneira de se preparar para escrever roteiros, é através da leitura de outros scripts. Procure roteiros de seus filmes favoritos e tenha noção de como eles foram escritos de modo a serem passados para o público. Outra forma, é procurar livros sobre o assunto, com dicas e informações sobre formato, conteúdo, iluminação, sonoplastia, etc. Obviamente, não precisas seguir fielmente o que tais livros dizem, pois isso pode afetar originalidade e amadurecimento de seu estilo. Também fique atento a dicas de outros roteiristas que você admira. Pesquise por entrevistas, biografias etc.

Tendo-se adquirido tal conhecimento, você já pode começar a escrever seu próprio roteiro, afinal perfeição vem com a prática. Desenvolva uma ideia com personagens e enredo, dependendo do seu estilo e modo de pensar, pode-se usar storyboards ou texto. Softwares de formatação de roteiro também podem ser uma boa ideia, podem ajudar no processo criativo, praticidade, técnica a rapidez.

Por fim, mostre seu trabalho a colegas, familiares ou profissionais da indústria ou áreas relacionadas, como diretores, produtores, designers, atores, etc. Veja o que eles dizem e trabalhe em modificações e melhorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *