Como desentupir o ouvido

Obstruções nos ouvidos são geralmente causadas por um bloqueio das trompas de Eustáquio que conectam a garganta superior e parte de trás do nariz com o ouvido médio. Elas funcionam de modo a equalizar a pressão no ouvido médio com a pressão de ar externa. Quando esses tubos não abrem ou fecham adequadamente para manter a pressão adequada, desconforto, estalo de ouvido, deficiência auditiva e sensação de entupimento podem ocorrer. A maioria dos casos de trompas de Eustáquio bloqueadas acontece por conta de infecções, congestão nasal, acúmulo de cera de ouvido, inflamação da trompa de Eustáquio ou alergias. O tratamento para desobstrução depende da causa do problema.

A medida mais fácil a se tomar é tentar bocejar ou mastigar goma de mascar para tentar abrir suas trompas de Eustáquio e aliviar a pressão dentro de suas orelhas.

Para o caso de sinusite alguns cuidados básicos são: Procurar umidade, usar sprays nasais de solução salina várias vezes durante o dia, ou manter uma toalhinha morna perto do rosto. Isso pode ajudar a aliviar a pressão da sinusite e possíveis dores. Umidificadores também podem prevenir os seios da face de secar, passar um tempo sob o chuveiro com água quente por 15 minutos pode ajudar. Tente utilizar algum analgésico, descongestionante, comprimidos ou sprays nasais indicados pelo médico para aliviar dores de ouvido. No entanto, não é recomendado utilizar sprays nasais por mais de três dias, usá-los pode tornar o nariz ainda mais entupido. Mantenha sua cabeça erguida, evite posições ou situações em que você tenha que abaixar a cabeça, como sessões de yoga por exemplo. Assoe seu nariz suavemente, tente bloquear uma narina enquanto sopra através da outra. Beba bastante líquido de forma a se manter hidratado e manter a mucosa nasal fina. Evite cafeína, sal, álcool e produtos com tabaco, pois eles afetam sua circulação, e mudanças no fluxo sanguíneo podem afetar seus ouvidos.

Evite extremos de temperatura. Portanto, em dias muito quentes, ou muito frios evite sair para correr ou algo do tipo. Em caso de viagens que o exponham a mudanças de pressão, não espere a dor chegar para tentar aliviar a pressão, antes de embarcar no avião, tente utilizar um spray nasal ou descongestionante oral. Comprimidos e capsulas podem demorar um pouco para atuar efetivamente no sistema. Também tome cuidado com atividades de mergulho.

Geralmente, problemas de ouvido relacionados a sinusite não são graves e na maioria das vezes vão embora por conta própria, no entanto, deve-se consultar um médico em caso de febre, dores persistentes na cabeça ou sintomas que duram mais de uma semana ou se manifestam regularmente. O problema também pode estar relacionado ao excesso de cera de ouvido, que pode ser suavizado com o uso de gotas de peróxido, glicerina ou óleo mineral e em seguida fazendo-se a liberação da cera para fora da orelha com água morna e uma seringa. É altamente recomendável procurar um médico para tal procedimento. Lembre-se da famosa recomendação médica. Não se coloca algo menor do que seu cotovelo dentro de seu ouvido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *