Como consultar antecedentes criminais

O Atestado de Antecedentes é um documento que tem por objetivo informar a existência ou a inexistência de registro de antecedentes criminais.

Fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Secretaria da Segurança Pública, apresenta a situação do cidadão no exato momento da pesquisa nos registros informatizados do Instituto. Ele coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico-criminais atuais.

Para obter ou consultar um atestado, basta dirigir-se as unidades de Postos do Poupatempo ou de Postos de Identificação do IIRGD, tendo em mãos sua Carteira de Identidade (RG).

Se o seu RG for do estado de São Paulo, Bahia, Minas Gerais ou Espírito Santo é possível também emitir o atestado de antecedentes criminais pela web de forma rápida e simples. Basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública munido das seguintes informações: Nome, RG, Data de expedição, Sexo, Data de nascimento, Nome do pai, Nome da mãe.

Alguns estados ainda não liberaram o serviço de emissão de antecedentes pela internet, no entanto, outros serviços públicos federais e estaduais, como emitir certidão negativa (nada consta) na Justiça Federal, Declarações de Imposto de Renda e outros podem ser consultados na categoria governo eletrônico de cada estado.

1 Comentário

  1. odair

    18 de julho de 2015 às 22:37

    estou com dúvida pode me ajudar? estou indo atrás para a documentação para o concurso da guarda municipal e ele pede os seguintes documentos:
    12.6.4. Atestado de Antecedentes Criminais, expedida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, em que tenha residido o candidato nos últimos 10 (dez) anos;

    12.6.9. Um (01) Atestado de Antecedentes Criminais expedido pelo I.I.R.G.D.-SP, com no máximo três (03) meses da data de expedição.

    minha dúvida é: parece q são documentos diferentes, o primeiro da pra tirar pelo site da secretaria de segurança publica, mas o segundo diz q é no site do primeiro q tira, enfim parece um documento só, n entendi mto bem, se puderem me ajudar agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *