Como conseguir uma bolsa de mestrado

Para conseguir uma bolsa de mestrado ou doutorado é preciso antes verificar se o curso da sua universidade possui cota para oferecer o benefício.

Entre as instituições que concedem bolsas para pós-graduações estão, por exemplo, a Capes, o CNPq e a FAPESP que realizam a concessão diretamente vinculada a pós. Ou seja, como as quotas de bolsas de mestrado e doutorado são oferecidas às instituições de ensino e pesquisa e aos cursos de pós-graduação, os interessados devem solicitar as bolsas dessas modalidades na própria universidade.

Disputar uma bolsa de estudos não é um processo fácil. Além dos inúmeros documentos exigidos pelas instituições, o estudante deve estar preparado para enfrentar provas difíceis e entrevistas, além de contar com uma boa orientação no momento de escrever seu pré-projeto.

No site do próprio mestrado e também no das instituições concessoras, é possível encontrar quais são os critérios para concorrer às bolsas. Fique atento aos fatores decisivos que cada processo de seleção exige, uma vez que cada processo e programa de bolsas estabelece suas próprias prioridades e pré-requisitos na seleção dos bolsistas.

Geralmente, a solicitação deve ocorrer depois que o aluno já está matriculado em um programa de pós e um dos requisitos básicos para ser contemplado é não possuir vínculo empregatício nenhum, sendo para isso o uso da bolsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *