Como adotar um cachorro

Devido ao alto índice de abandono e animais sem lar, a adoção de cães e gatos é hoje uma prática reconhecida como nobre ao proporcionar um novo abrigo aos animais que não foram comercializados em canis e pet shops.

Diferente da adoção de bebês, a adoção de cães e gatos não exige nenhum procedimento jurídico e pode ser feita diretamente com o dono da fêmea que deu origem aos filhotes ou ainda em abrigos, clínicas veterinárias e lares temporários onde animais abandonados ou vítimas de maus tratos são encaminhados até encontrarem um novo dono.

Conversando com veterinários ou proprietários de lojas de produto para animais, é possível que eles indiquem pessoas que possuem animais para doar, pois muitos procuram os mesmos para auxiliarem na busca de um novo lar para os filhotes.

Através da internet (em sites de ONG de proteção e idealizadores de campanhas) ou diretamente nos abrigos também é possível encontrar cadastros de diversos cachorros que precisam de um lar.

Certifique-se de que está preparado para o desafio, pois ter um animal de estimação exige cuidados e atenção diária e, provavelmente, o doador irá querer se certificar de que você está apto para a adoção. A adoção responsável também evita transtornos como a devolução do animal e/ou abandono e maus tratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *