Quanto tempo dura a catapora

A catapora (ou varicela) é uma doença altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster, também conhecido como HHV3 (human herpes virus 3).

A doença é tão altamente infecciosa que mais de 90% dos contatos suscetíveis acabam sendo infectados. A transmissão é via aérea, em gotas aerossolizadas de espirros ou tosse, ou pelo contato com a pessoa infectada.

O tempo que medeia entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias.

A duração da catapora varia de acordo com o organismo e o estado do sistema imunológico do doente, bem como a gravidade da doença e suas complicações.

472 Comentários

  1. lory

    5 de janeiro de 2012 às 17:20

    olha a catapora e um virus . Todo mundo sabe néhr .
    Mas a catapora tem problemas que podem levar a morte .
    Eu tive catapora . Mas as marcAS so ficam em gente que tem sangue rimoso.
    Oque eu naum posso comer quando estou de catapora..
    carne de porco, presunto,feijão com tosinho, coisas que seja rimosa . etc..
    Eu tbm nao posso :
    pega sereno, sol, e vento. naum pose se olha no espelho {as bolinhas crescem mas}
    Em casa, pode fazer tudo, menos coçar e andar de pé no chão, nem pegar friagem.
    Não pode ir na escola.
    Não pode tossir perto do irmão.
    Não pode NINGUÉM beber no mesmo como dela ou utilizar a mesma toalha de banho.
    Não pode ter contato com outras crianças, porque é crença absurda pensar (como muitos pais acham) que é melhor a outra criança “pegar” logo. Melhor é a outra criança ser vacinada, isso sim.
    Mas olha,
    Catapora é doença infecto-contagiosa de especial atenção das autoridades médicas.
    Melhores orientações só no posto de saúde pública da sua região.
    Abraço cordial do
    Lorena .

  2. Gentemmm Varicela ( catapora ) é normal!

    8 de janeiro de 2012 às 0:58

    O QUE VCS PRECISAM FAZER É REPOUSAR, NÃO TOMAR SOL, E SE FOR PRECISO SAIR DE CASA USAR FILTRO SOLAR, NÃO TOMAR VENTO OU SERENO, CUIDADOS COM ESFORÇOS FÍSICOS, USAR TALCO MENTOLADO PARA AMENIZAR AS COCEIRAS OU O TALCO CUTISANOL, BANHO COM PERMANGNATO DE POTÁSSIO, MAS COM MUITO CUIDADO PARA NÃO INGERIR OU DEIXAR PRÓXIMO AS CRIANÇAS , MUITO CUIDADO AO GUARDAR SEMPRE NUM LUGAR BEM ALTO ONDE CRIANÇAS OU ANIMAIS DOMÉSTICOS NÃO ALCANCE, EU USEI NO MEU FILHO DE 09 ANOS E FILHA DE 05 ANOS 03 COMPRIMIDINHOS DILUÍDOS EM 15 LITROS DE ÁGUA MORNA, MAS PARA QUALQUER PREFERÊNCIA O USO É DE 1 COMPRIMIDINHO PARA 04 LITROS DE ÁGUA, E COMPRESSAS DURANTE 10 MIN OU 15MIN. ELE ESTÁ TOMANDO TAMBÉM UM ANTIALÉRGICO QUE O MÉDICO RECEITOU E DIPIRONA SE DER FEBRE, DURA DE 07 À 10 DIAS, APÓS ESSES DIAS SÓ FICAM AS FERIDINHAS QUE DEVEM CAIR SOZINHAS, NADA DE UNHAS NELAS, POIS VCS PODERÃO FICAR MARCADOS PARA SEMPRE!!

    BOA NOITE A TODOS , ESPERO TER AJUDADO!
    JUH OLIVER
    CURITIBA/PR

  3. leticia

    14 de janeiro de 2012 às 13:58

    eu tou com catapora uma semana eu quero ir para praia mas eu naum sei se pode ir sera se eu for acontece o que

  4. Alessandro

    24 de fevereiro de 2012 às 21:56

    Gostaria d testificar algo que nunca ví!
    Em minha casa tem cinco pessoas com Catapora, sendo uma criança. O interessante é que DUAS já haviam contraído a DOÊNÇA na ADOLESCÊNCIA e uma ( eu ) quando BEBÊ. Gostaria de saber porque ou como isso ocorreu pois, ela só dá uma vez?
    Será que o vírus sofreu algum tipo de mutação? Devido as mudanças do tempo ou sistema imunológico baixo?

  5. Gabriella

    16 de abril de 2012 às 15:01

    Eu tenho 12 anos e estou com catapora a 6 dias mais já esta secando meu rosto já esta bem limpo e não coça para mim o 2°Segundo dia foi o pior de todos porque tive muita febre e muita coceira usei talco mentolado ajudou bastante e procurei só usar roupas leves agora tenho certeza que deve demorar uns 5 dias para as manchas saírem..Beijos

  6. RENATA

    17 de julho de 2012 às 12:53

    MEUFILHO TEM APENAS 2 ANOS, PEGOU CATAPORA E ESTA MUITO CHATINHO, ESTOU DANDO BANHO NELE COM AQUELE REMEDINHO ROXO, E PASSANDO O TALCO MENTOLADO,GOSTARIA DE SABER SE DEMORA MUITO PARA IR EMBORA AS BOLINHAS…

  7. Emyli

    19 de julho de 2012 às 15:04

    gente tambem estou com catapora.Tem gente que fica coçando.As manchas vermelhas só ficam na pele se ficar coçando.Entao nao deve coçar apenas só passar a mao para aliviar.]

    é muito ruim isso mesmo coça muito e se nao coça parece que da tipo um choque.
    Bjjs

  8. Victor

    8 de agosto de 2012 às 4:45

    Tenho 29 anos, tive os primeiros sintomas faz 4 dias: febre e dor no corpo, A primeira bolha apareceu ontem, fui no médico que aparentemente não conhecia a doença, felizmente ele teve a modéstia de consultar outro médico amigo que confirmou o diagnóstico. Estou passando a primeira noite em claro devido a coceira infernal, mesmo durante o dia não consigo pensar em outra coisa. Meu conselho é parem de se importar com a aparência e tratem de aproveitar bem o tempo quando sararem. Força.

  9. maria eduarda

    11 de agosto de 2012 às 17:07

    tenho 10 anos peguei catapora a 1 semana apareceu a primeira bolha na barriga as coceiras sao infernais nao aguento mais estou usando agua morna

  10. André Luíz

    11 de agosto de 2012 às 19:56

    olá!a doença se manifestou em mim com os primeiros sintomas no dia 23/07. hoje fazem mais ou menos 19 dias e já não há mais feridas nem bolhas só cicatrizes mas gostaria de saber se é verdade que devo ficar resguardado até completar 40 dias. Obrigado.

  11. Eduardo C. M.

    14 de agosto de 2012 às 17:29

    Tenho 34 anos, tive os primeiros sintomas faz 7 dias na Terça: mal estar,dor no corpo, dor de garganta e febre. A primeira bolha apareceu dois dias depois, fui no médico que confirmou como catapora. Foi só aparecer as bolhas que as noites não foram as mesmas, febre, coceira, mal estar, é dificil dormir, bolhas em todos os lugares.

  12. Thayane

    26 de agosto de 2012 às 14:41

    Estou com catapora a 1 semana e meia,fui ao médico e ela disse que eu estava com uma bactéria,passou um remédio e meus pés estão as coisas mais horríveis que já viu neste mundoo!!!!
    O que é que eu vou fazer agora?
    Botar milho debaixo da cama?

  13. Maicon

    25 de setembro de 2012 às 21:08

    tenho 24 anos e ja estou com essa maldição a 3 dias, não desejo essa doença pra ngm.. é um sofrimento que só quem ja teve pra poder entender o q eu to falando

    na minha testa e cabeça ja não tem mais espaço pra nascer bolhas e feridas.. na barriga, torax e costas tem muitas feridas tbm.. nas partes intimas, pernas e pés tem um pouco menos

    minha cara ta deformada, não imaginava o tamanho da gravidade dessa doença

  14. Ellen

    5 de novembro de 2012 às 13:31

    Oi Gente eu tenho 24 anos, peguei catapora do meu sobrinho, estou a 4 dias e já não aguento me olhar no espelho. Meu rosto ta muito feio, tem varias no nariz, bochecha, testa, nossa é feio demais.
    Nas pernas quase nao tem, mais eu fui ao medico e ela me receitou Cetoprofeno, pq minha garganta estava doendo mto, nao tive febre, e nem complicaçoes, e nao esta coçando mto nao, mais eu to tomando banho com permaganato tbm.
    O maior medo é, nao sair as manchas e pior, quanto tempo isso demora pra acabar? ainda tenho bolhas e já tem algumas com casca, a cabeça ta lotada, que agoniaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
    Beijos e melhoras a todos
    Ellen

  15. Roosevelth

    8 de novembro de 2012 às 12:35

    Pessoal, tudo bem?
    23 anos, catapora pela segunda vez. Haja paciencia. Começou nessa segunda, agora tenho “manchas, bolhas e casquinhas”. Espero que acabe logo, não aguento mais.
    Estou de férias e não posso nem bajular meu filho de 6 meses… Oh férias terríveis!
    Abraços, e melhoras para todos nós. hehe

  16. Cleonildes gentil

    9 de outubro de 2013 às 10:53

    Oi! Meu filho também tá de catapora, pegou da minha filha.\só que a catapora dela durou 7 dias e do meu filho, febre e já tem três dias que os caroços vermelho não para de sair. Uns calombos grande e muito vermelho. Não vi formar ainda essa tal de crosta, muito preocupante me ajudem por favor.

  17. Thamires Oliveira

    23 de outubro de 2013 às 10:17

    Ola! peguei catapora no sábado, comecei a ficar com febre, ai o medico me deu um remedio que não deu mais febre.Só que depois de eu parar de ficar com febre não para de nascer bolinhas no corpo todo.Domingo eu tenho um compromisso, mas já parou de coçar, só que só sabe nascer!…Minha mãe diz que no sábado vai estar melhor, não tenho certeza, será?Oque eu devo fazer ?

  18. valeria

    20 de novembro de 2013 às 18:50

    Tive catapora aos 27 anos e agora aos 32 anos peguei catapora pela 2° vez.
    Fui a três médicos diferentes para poder acreditar que era verdade.

  19. Victoria

    27 de dezembro de 2013 às 8:27

    Por favor queria saber se é possivel primeiro virem
    Bolinhas vermelhas sem nenhum outro sintoma e ainda assim ser catapora, ou catapora as bolinhas vermelhas so aparecem apos febre? Obrigada

  20. Patrícia Martins

    29 de dezembro de 2013 às 16:43

    Tenho uma filha de 6 anos e ela pegou catapora .. foi diagnosticado dia 24/12,hoje dia 29 aparentemente elas ja estão secas, estou dando banho com permaganato, um antialérgico e passando uma loção cutisanol.
    Gostaria de saber se na semana do dia 05/01 ela pode estar indo para praia, estou preocupada e nao tenho ninguem que possa me orientar !!
    Desde já agradecida pela atenção

  21. Evlem Lorena

    7 de janeiro de 2014 às 13:41

    eu estou com catapora a três dias e estou quase ficando louca,
    a cada dia que se passa aparece mais caroços vermelhos, sem conta da coceira que me da quando eu vou dorme, alguém pode me ajuda com uma dica pra fazer os caroços secarem mais rápido??

  22. Adriana

    19 de fevereiro de 2014 às 16:48

    Estou com 25 dias com catapora, na primeira semana foi horrível, tomei aciclovir, loratadina, permanganato, tomei banho somente com sabonete glicerinado, porém as bolhas da primeira semana secara viraram feridas e caíram, estou cheia de marcas, principalmente no rosto, minha preocupação não é muito com as manchas ou aparência,mas com bolhas que têm aparecido todos os dias, bolhas vermelhas pequeninas com pus na ponta, coçam muito, depois de três dias vão embora e nascem em outra parte do meu corpo, alias por todo o cormo,umas menores e uma maiores, gostaria de saber se alguém sabe me explicar, pois já são 25 dias desde que começou a catapora a aparecer bolhar, por favor me ajudem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>