O que faz um torneiro mecânico

Um torno mecânico é uma máquina/ferramenta de corte bastante útil para áreas como a mecânica, a construção e a indústria.

Essa máquina permite cortar e dar a forma correta e detalhada de várias peças essenciais para vários mecanismos. Existem quatro tipos de tornos.

O torneiro mecânico é o operador dessa máquina, e a sua função é utilizá-la para a confecção e acabamento de inúmeras peças através de um sistema de rotação que permite uma moldagem eficaz da peça.

Atualmente, existem novos tipos mais modernos de tornos programáveis tornando o processo mais eficaz e mais rápido e mais seguro para o torneiro que continuará cuidando do torno.

Um torneiro mecânico atua em setores como os de mecânica e indústria e existem cursos próprios para esta profissão.

13 Comentários

  1. Denis Lucas Ladislau

    6 de setembro de 2010 às 22:07

    Um inspetor de soda faz, Um recurso pra que , A soda fica bem perfeita. a soda tem que ficar bem preenssada, ele faz que a soda proteja as peças como ( Placas de circuitos ) Éla nao só como proteje , mais sim faz a paça fica bem eficaz ou seja bem perfeita …

  2. isnaui pedro souxa de barros

    20 de abril de 2011 às 15:53

    é muito interesante, pois pretendo fazer este curso e conseguir ser um proficional de qualidade e conpetencia.

  3. Silvino

    4 de julho de 2011 às 21:45

    Eu queria um relatória completo de 300 horas de atividades de mecânica, nas áreas de tornearia, caldeiraria, solda, calibração de instrumentos e usinagem, se possível enviem para o meu correio, dependo do relatório para conclusão de um curso de mecânica!
    Estou desempregado e termino desse curso me ajudaria muito a encontrar uma nova oportunidade, desde já agradeço, e continuem com Deus!

    Atenciosamente!

    Silvino

  4. lucas

    6 de julho de 2011 às 18:03

    Eu estou fazendo esse curso de torneiro mecanico.
    Alguem sabe a diferença de um torneiro mecanico e torneiro ferramenteiro?

  5. Everton José

    20 de julho de 2011 às 21:23

    Pretendo fazer esse curso de torneiro mecânico com o obgetivo de me profissionalizar e no futuro tornar isso como o meu ganha pão e também por uma proffisão de qualidade e conforto!!!

  6. Danielle

    3 de agosto de 2011 às 16:42

    É impressioante como as pessoas não sabem escrever…gente o céu! Isso é horrível! Obgetivo…proficional…conpetencia…
    Não é porque estamos na usando a internet que vamos deixar de escrever certo!

  7. Vanderson

    15 de setembro de 2011 às 15:30

    Olá
    Gostaria de saber como está hoje em dia a profissão de torneiro mecânico pois recebir uma proposta para fazer um desta profissão mas não tem muito conhecimento nesta area por isso se alguém tiver uma opinião positiva que comentem aqui por favor.

    obrigado.

    • Tainara

      26 de julho de 2014 às 20:21

      Eu cursei o primeiro modulo em usinagem mecanica, e meu instrutor havia me falado que se voce entrar em uma empresa o seu salario inicial é de mil, mil e quinhentos reais … Muito bom ne, pretendo fazer mecanica tecnica !

  8. Bruna

    28 de outubro de 2011 às 12:32

    olá eu vou fazer esse curso mas gostaria de saber se eu já no segundo ano do ensino médio eu já posso começar?
    se alguém tiver uma pinião que comentem ai.
    obg

  9. edmilson soares dos santos

    23 de novembro de 2011 às 20:22

    gstei muito pela imfomçao e muito bom aprender.

  10. juscelio angelo ruffo

    17 de dezembro de 2011 às 4:00

    Olá muito boa noite a todos. Sou policial militar e torneiro mecânico formado pelo senai. Estou a pouco estagiando em uma oficina de um amigo e, considerando a elevada procura pelos serviços de torno, posso garantir que é uma àrea fantasticamente promissora em todos os sentidos, principalmente no que tange à remuneração. Não sei no restante do Brasil, ma aqui em Rondônia um profisional dessa àrea desde que trabalhe na porcentagem, não fatura menos que R$ 3000,00 por mês, podendo em alguns casos ultrapassar em muito este valor. Nos mais obrigado.

  11. vivaldo correia

    27 de fevereiro de 2014 às 13:00

    qual e o objectivo de um torneiro mecanico e o que estuda o torneiro mecanico?

    • eliton cezar

      7 de setembro de 2014 às 16:20

      objetivo e fazer peças para a industria o mecânico de usinagem estuda desenhos têcnicos aprende a fazer manusear ferramentas maquinas tipo tornos,fresas,cnc,retificas. eu estou fazendo esse curso e estou gostando muito espero que eu siga nessa carreia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>