O que faz um técnico em enfermagem

O Técnico em Enfermagem é um profissional de nível médio, querendo isto dizer que para estar apto a exercer esta profissão o indivíduo necessita ter o ensino médio completo e ter formação técnica na área, que se dá em curso com duração média de 2 anos para maiores de 18 anos.

A formação de Técnico em Enfermagem capacita o profissional para trabalhar integrando uma equipe para o desenvolvimento de ações de promoção, recuperação, reabilitação e prevenção de saúde individual e coletiva, sempre sob a supervisão do enfermeiro. Normalmente, a equipe é integrada pelo enfermeiro, pelo Técnico em Enfermagem e por um auxiliar de enfermagem. No entanto, em situações de atendimento ao domicílio o Técnico em Enfermagem poderá atuar sem a supervisão de um enfermeiro.

Além da formação, o Técnico em Enfermagem deve ter um perfil adequado ao exercício da profissão, sendo o bom relacionamento interpessoal, a abstração, a flexibilidade, o senso de observação acurado, a capacidade de autogestão, a iniciativa, o equilíbrio emocional, o raciocínio lógico, a criatividade e o dinamismo características determinantes para prestar assistência humanizada aos pacientes.

O campo de atuação deste profissional é variado, podendo este trabalhar em hospitais, ambulatórios, creches, clínicas, atendimento ao domicílio, escolas, entre outros. Em termos salariais, a faixa de remuneração varia entre R$ 1.000,00 e os R$ 4.000,00.

5 Comentários

  1. karolaine

    18 de novembro de 2013 às 18:17

    um Técnico em enfermagem é aquele que presta um serviço de nível médio para determinado paciente ou sociedade. Englobado dentro da definição de enfermagem, porém distinto, pois o técnico em enfermagem tem curso de nível médio, enquanto o enfermeiro tem curso de nível superior.

    O Técnico em Enfermagem participa da Equipe de Enfermagem composta por ele, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem. Pode também exercer sua função sozinho, como em equipes de HomeCare.

    Nas últimas décadas seu trabalho vem tomando grandes proporções nos setores de trabalho. hoje um técnico de enfermagem poderá ter cursos de especialização e aprimoramentos que antes não eram oferecidos para o profissional.

    Antigamente, o técnico era o Auxiliar de Enfermagem, que possuia somente o ensino fundamental. Com a evolução do atendimento, se fez necessário maior grau de conhecimento desses profissionais.

  2. mara

    28 de março de 2014 às 14:49

    Me interessei muito nesta área,,pelo fato de querer e poder ajudar pessoas,,, independentes,, de quais:: Admiro este trabalho,, pois fui cuidada por estes profissionais,,, infelizmente por motivos de não estar bem em minha saúde!!! Mas admiro que. Exerce está profissão… E além de tudo é um gesto humanizado… OBRIGADO !! UMA ótima tarde!!!

  3. Carla Maria

    20 de julho de 2014 às 13:05

    Estou cursando para ser uma Tecnica em enfermagem pq vejo que é um trabalho realmente de humanização. Não digo aqueles casos de Técnicos que não fazem juiz o seu trabalho, mas sim pra fazer a diferença nessa área !!

  4. Alesxandra fernandes

    31 de julho de 2014 às 13:32

    E muito interessante poder trabalhar ajudando as pessoas …meu sonho e ser médica.para ter o prazer de dar um bom atendimento aos meus pacientes…acredito que um dia vou conseguir….e ser uma boa profissional nessa área .porque se voce ama a profissao que exerce …concerteza sera um bom profissional…

  5. Irislane sousa alves

    15 de setembro de 2014 às 10:07

    Pretendo muito fazer enfermagem,eu me enteressei por cousa q quero muito ajudar as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>