O que faz um técnico em alimentos

O Técnico em Alimentos é um profissional que avalia alimentos, sejam eles matéria-prima ou produto final. A avaliação levada a cabo pelo Técnico em Alimentos tem como objetivo a inovação e a colaboração no desenvolvimento de novos produtos, assim como a verificação da qualidade dos alimentos, a análise da sua constituição química e as suas propriedades alimentares, de origem animal e de origem vegetal.

Para atuar como Técnico em Alimentos é necessário ter ensino médio completo e ter formação na área. Nesse sentido, o indivíduo deve ter conhecimentos adquiridos no curso técnico que se relacionam com a Análise, Bioquímica, Microbiologia e Legislação de Alimentos, Matemática Aplicada, Informática, Análise Sensorial, Gestão Ambiental, de Qualidade e de Processos Industriais, Higienização e Biotecnologia na Indústria de Alimentos, Embalagens Alimentícias, entre outras.

Relativamente ao mercado de trabalho, um Técnico em Alimentos pode atuar em empresas de armazenamento e distribuição de alimentos, indústrias alimentícias de produtos agroindustriais, indústrias de aproveitamento de resíduos e também empresas do ramo alimentício como restaurantes, padarias, hotéis, supermercados, cozinhas industriais e hospitalares, lanchonetes, escolas, frigoríficos, etc. Este profissional pode ainda prestar serviços técnicos especializados em laboratórios de análises físico-químicas e à empresas de consultoria. O salário médio é de R$ 1.500,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>