O que faz um supervisor comercial

A área de vendas depende cada vez mais de planejamento estratégico para ser bem sucedida. Não basta ter um bom produto nem mesmo bons vendedores se não soubermos nada sobre o mercado e o público consumidor, se os vendedores não forem bem direcionados, evitando embaraços como vender-se picolés numa nevasca, por exemplo. Quem articula toda a equipe de vendas é o supervisor comercial.

Um dos cargos em ascendência no mercado de trabalho, o supervisor comercial é o responsável pelos vendedores e estratégias de venda direta em uma corporação. Ele organiza e mantêm as políticas comerciais de uma empresa, ou seja, faz a articulação entre produtos, preços, clientes e o mercado. Também é responsável pela análise da conjuntura atual, antecipando demandas e evitando que recursos sejam dispensados em áreas ou ramos que já não atenderiam a mesma performance de antes.

Cabe ao supervisor comercial a relação direta com grandes clientes, como corporações ou mesmo entidades governamentais. Ele faz visitas regulares a esses, servindo como intermediário e facilitando o trabalho dos vendedores.

Salário inicial
Entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00, dependendo do tamanho da equipe coordenada pelo supervisor.

O que estudar?
Preferem-se profissionais graduados em Administração, Economia, Contabilidade ou Direito, mas não basta ter cursado o ensino superior. A área exige constante formação, e cursos de especialização em vendas ou estratégias comerciais são um diferencial valorizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>