O que faz um senador

O trabalho de um senador é o de atuar no Poder Legislativo criando e alterando leis de âmbito federal, e também de fiscalizar as ações e gastos do Executivo.

Cabe ao Senado as tarefas de aprovar as dívidas dos Estados e dar a decisão final quanto a acordos internacionais a serem firmados pelo governo.

No Brasil há um total de 81 senadores – eleitos para mandatos de 8 anos, sendo que a cada 4 anos uma parte (1/3) é renovada. A representatividade (3 senadores por estado) é igual para cada um dos 27 estados brasileiros.

De acordo com o site Contas Abertas, cada senador custa aos cofres públicos R$ 168.820,42 por mês por meio de salários, verba de gabinete, verba indenizatória, auxílio moradia, conta de telefone e correio, gastos com passagens, gastos com combustível, carro com motorista, gráfica e assistência médica.

135 Comentários

  1. Elda

    23 de novembro de 2010 às 18:31

    Isso só vai acabar quando o voto passa a ser facultativo e diminuir o número de senadores por Estado, que por sinal é muita gente sugando o País.

  2. ROMEU

    8 de dezembro de 2010 às 16:37

    Uma vez que um esta la para verificar o outro e todos so legislam em causa propria. ou faz como na Suecia que nao tem moleza para politico nenhum ou entao , melhor ainda , fecha o congresso que o cancer da roubalheira acaba de vez!!!!

  3. Diogo Alexandre

    9 de dezembro de 2010 às 9:57

    Eu acho se nos ver como é cada coisa vamos ver que isto é bom e ruim o lado é que como estes politicos são ganham salarios altissimos e ainda se diz autoridade enquanto um politico rouba uma verba por ex: de um hospital onde o Brasil sofre uma carencia muito grande coloca no bolso e não da em nada já um pai de familia desesperado vendo sua familia passando fome e acaba pegando alimento por desesperado pega 2 a 5 anos de prisão por roubo olha eu atualmente moro em Brasilia eu tenho 17 anos e eu acho se todo ajudar eu acho que o país vai para frente protesto sim mais violencia não eu já fui na passeata do pre sál participei da caminhada do passe livre e muito outros se sempre nós fomos um povo que so reclama eles vão continuar roubando mais se nós nos unirmos e combater esta praga teremos um país melhor que diga eu sou brasileiro aquele que não desiste nunca

  4. Cara

    16 de dezembro de 2010 às 13:04

    Ei pessoal, já que ninguém faz nada vamos fazer alguma coisa, vamos lá acabar com essa pouca vergonha, vamos chegar chegando, vamos invadir o senado e queimar vivo esses bandidos. Só assim pra essa safadeza acabar, aliás, já tem a camara dos deputados pra fazer o pouco que eles teriam de fazer. A culpa de tudo isso é nossa, somos todos cuzões, a gente só fala e não faz nada, e pode ter certeza, as coisas vão ficar pior se continuar esse marasmo do povo, já teve até aumento do salario desses canalha de 62%, e o nosso? Salario mínimo, 5,5% só vai conpensar a inflação. REAJA, TIRE SUA BUNDA MOLE DESSA CADEIRA E VAI DAR PORRADA EM QUEM TE COSPE NA CARA E DÁ RISADA!!!

  5. benissio soares

    30 de dezembro de 2010 às 3:05

    É muito dinheiro jogado fora. O custo acima é para cada senador. Agora imagine quanto o brasil nao perde com o grande numero de deputados. Na minha opiniao deveria haver um projeto de lei reduzindo o numero desses politicos e o dinheiro investido na saude, educaçao e segurança. Talvez seja por isso que o Brasil é campeão em impostos. O povo brasileiro deveria começar a reagir contra essa pouca vergonha.

  6. Marcos

    20 de janeiro de 2011 às 8:21

    “De acordo com o site Contas Abertas, cada senador custa aos cofres públicos R$ 168.820,42 por mês por meio de salários, verba de gabinete, verba indenizatória, auxílio moradia, conta de telefone e correio, gastos com passagens, gastos com combustível, carro com motorista, gráfica e assistência médica.
    Posts relacionados:”

    Cara, quem é o louco que não quer ser um senador????

  7. jeovah toscano de araujo

    27 de janeiro de 2011 às 1:02

    eu vejo aom muito carinho o salario de um politico que para eleger gasta muito com as bases so espero que eles usem sua credibilidade e de omento aos servidores publico da ex funasa que ja pretou um bom serviço a nação ACEM SUCAM FUSASA so população conhese o nosso trabalho de ape nas fasendas no combate o barbeiro pda chaga o tranporte era feito de ape condusindo os materias nas costas e hojem velhos cansado muitos não chega a posentar poeque morem antes do tempo entochicado com o veneno eu sei que todos politicos conhece nossas luta

  8. chayane soares da silva

    28 de março de 2011 às 17:48

    é muito legal ése senador

  9. jurandir

    1 de maio de 2011 às 18:58

    porque nao colocarmos apenas 1 senador para dar conta de 3 estados assim so teriamos 9 senadores no pais inteiro quanto economisariamos num so mes. e diminuir o ezagero de auxiliares. quanto mais economisa vai somando.e fazer a mesma coiza com deputados federais e estaduais e vereadores tambem e claro.muita gente no mesmo lugar e na mesma funçao so serve para atrapalhar. e isto que esta aconteçendo com eles. ao inves de se preocuparem com os deveres ficam preocupados em um detonar o outro. e os pagam para ver estas coisas de pura imcompetencia.

  10. magrão

    26 de julho de 2011 às 21:39

    Isso é um assalto ao meu rendimento autonomo que nem tenho trabalho por conta anti capitalismo sou um artesão nos estamos vivendo em um país do futuro onde á etica ao cidadão brasileiro é pouco perante os polìticos de uma nação!

  11. vilmasa

    16 de setembro de 2011 às 14:45

    é por isso que voto em branco!!

  12. Eron oliveira

    21 de fevereiro de 2012 às 15:19

    Isso,infelizmente nao passa de mera besteira na hora de escolher quem vai responder por voce no senado,ou seja,na hora de pedirem votos,prometem mundos e fundos,ao final de tudo,nao lembram da promessa que fizeram. Mas na hora de pedir votos te oferecem dinheiro,cesta basica,moradia digna, e quando ganham nao sabem nem quem é voce.Aqui em minha cidade é assim,um bando de caras de pau se passam por bonzinhos,que vao defender o povo,mas quando ganham,se ao menos passarem por voce e te conhecerem,agradeça,pois um milagre aconteceu….

  13. Luana Frutuoso

    1 de março de 2012 às 15:10

    O pior é que nós somos responsáveis por isso, não procuramos pesquisar sobre tal candidato, isso ajudaria a eleger um menos corrupto e um que agisse de forma correta, ou pelo menos um mais contribuitivo para diminuir a pobreza e outros problemas. Enquanto eles estão vivendo uma vida boa, estão pouco se importando para o resto.

  14. maria luana

    28 de agosto de 2012 às 0:04

    Eu particularmente tenho certeza q tudo q aconteceéculpa nossa mesmo pq nós temos o voloume q é o povo ,se acontece de o senadores terem esses gastos é pq a população deixa isso acontecer,se vendendo o povo brasileiro não procura se informar do vai acontecer depois q eles se vendem para os canditatos a qualquer partido e depois querem reclamar das porcarias q eles mesmos fazem,se tão vendo q tá acontecendo coisas erradas ficam calados e depois querem milagre

  15. mauricio dos santos bispo

    6 de março de 2014 às 23:22

    O dia que reduzirem a quantidade de parlamentares , o dia que reduzirem a quantidade de vereadores,deputados federais e estaduais e dos poucos parlamentares que ficarem sua mulher e filhos forem obrigados a terem atendimento publico de saúde,educação pública e seus salários tiverem reajuste equiparados com o aumento do salário mínimo quem sabe se tenha um um pais rumo ao pais de respeito.Porque o que vejo são os senadores e os deputados pessoas que não tem sentimentos que tem a caneta e a autonomia para fazer uma nova lei que sirva para o pobre e o rico entendendo que as pessoas acima de 14 anos já devem responderem como qualquer outro nesse pais . enquanto a nós ,temos que tomarmos entendimento para não votarmos nas mesma pessoas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>