O que faz um representante comercial

O representante comercial é um profissional autônomo que atua diretamente na vendas de produtos de um determinada empresa.

Ele é responsável por manter a imagem da empresa que representa, por isso é necessário que tenha habilidade em vendas, boa comunicação com o público, noção geral de contabilidade e de informática.

Hoje em dia, as empresas estão cada vez mais rigorosas com a seleção de candidatos ao cargo de representante comercial, por isso é recomendável ter curso superior em admistração ou curso técnico em vendas e marketing.

Porém, vale a pena salientar que a profissão de um representante comercial é estressante, seja pela necessidade de visitas constantes aos clientes, ou pela necessidade de se alcançar cotas de vendas no fim do mês.

20 Comments

  1. Roberto carlos

    5 de fevereiro de 2011 às 1:24

    Boa Noite!

    Sou um representante comercial e o que devo fazer para ser bem sucedido na profição.

    um abraço

    Roberto carlos V. Morais
    (viasero construções e edificações)

    • Anônimo

      17 de fevereiro de 2011 às 17:54

      Roberto, além de amploc conhecimento no produto e segmento que representa, é muito importante que tenha cuidado com os erros de português ao mandar uma proposta, orçamento, email, etc, pois com certeza perderá toda a credibilidade…por isso estude, leia muito, pois o representante precisa falar e escrever corretamente para convencer o cliente que o produto dele é o melhor…(profissão é com 2 “s”)

      • Cristiane

        24 de março de 2014 às 13:51

        Profissão são com dois “s”.

        • Mariana

          26 de março de 2014 às 15:23

          Não, querida, “Profissão é com dois “s”… pois o verbo está se referindo a uma palavra no singular, ok?

          • Juliana

            25 de abril de 2014 às 23:51

            Adoro pessoas observadoras das pessoas observadoras! ahhahaha

  2. Wedenes Sales

    6 de abril de 2011 às 23:47

    Estou em busca do meu primeiro emprego, terminei o ensino médio e queria trabalhar em algo que possa me manter na faculdade.
    Não tenho cursos. Será que terei dificuldades em entrar no ramo?

    • Connors

      17 de janeiro de 2014 às 11:38

      Esqueça a faculdade, se prepare para um concurso público bom, que é o melhor que você faz…

      Fazer faculdade você vai se matar durante 4, 5 anos, para depois trabalhar na área (se trabalhar) e ganhar o mínimo que gostaria. Então, se vai estudar, estude para um bom concurso público.

  3. carlos eduardo pereira

    17 de junho de 2011 às 11:14

    Sim Wedenes, você tem que ter algúm curso ou profissão p/ entrar em qualquer ramo. Não perca tempo, o que não falta é cursos, de preferência na área que vc mais gosta – Tanto faz ser superior, técnico, on line, não interessa; o que importa é vc ser especialista em algo. Falou!

  4. Alex Medeiros

    22 de junho de 2011 às 12:13

    sou vendedor e gostaria de montar uma pequena empresa naquele sistema empreendedor individual do governo, tem algum problema se eu colocar como promotor de vendas, porque eu faço na verdade o que um representante comercial faz, porém estou começando agora e gostaria de começar aos poucos, e no empreendedor individual tudo está mais em conta, assim fascilita para quem está começando. Tem surgido algumas oportunidades e preciso emitir NFs.

    Grande abraço e agradeço a ajuda

    Alex Medeiros

  5. Wagner Júnior

    7 de agosto de 2011 às 0:54

    Acabei de formar no curso de administração no sebrae, tenho um amplo conhecimento em informática desde manutençao a programaçao. Fui destaque nas áreas de contabeis e desenvolvi um bom portugues e ingles fluente. Como gosto de desafios e de andar bem vestido e socialmente pretendo iniciar minha carreira como representante comercial.

    Gostaria de saber se esse conhecimento que descrevi seria suficiente para me inserir neste mercado?

    Se não, poderia me orientar como proceder?

  6. Marques

    17 de agosto de 2011 às 6:58

    ola mlta eu fui empregado numa empresa! e trabalho com concursos públicos, cotações e mais! oq eu qero saber é o sgnte! o q é uma pessoa q trqbalha cm concursos públicos? e qal é a area q ele deve seguir? pois isso é maravilhoso e eu xto a gstar e gostaria de seguir essa careira! ajde me por favor!

  7. Luiz Fernando Barbosa

    20 de setembro de 2011 às 11:25

    Olá td bem, tenho 23 anos me formei em marketing, trabalho com vendas em uma loja muito conhecida, mais gostaria de trabalhar com representante comercial, será que vou encontrar muita dificuldades nessa nova area?

  8. thiago durante

    4 de abril de 2012 às 19:24

    olá, estou procurando emprego, tenho o segundo grau completo, 29 anos e gosto de ler e escrever, sei articular bem as palavras , será que me sairia bem como representante comercial?

  9. Fabrícia Nery

    2 de maio de 2012 às 14:49

    Boa tarde,sou representante comercial autônoma e gostaria de saber se é legal o pagamento com a liquidez,pq ja ouvi falar que não,e so recebemos qdo os títulos são são compensados na empresa…por favor tirem-me essa dúvida.
    agradeço!

  10. renato martins

    22 de novembro de 2012 às 22:53

    Gostaria de responder para Fabrícia Nery, não acredite em boatos ou fofocas, o que vale mesmo é o que diz a legislação e realmente a empresa só pagará após o recebimento, portanto se o cliente não pagar você não recebe, simples assim. A profissão de representante comercial é regulamentada pela Lei n.º 4.886/65, alterada pela Lei n.º 8.420/92.

  11. Adriana

    10 de fevereiro de 2013 às 18:35

    Quais os documentos e o procedimento para abrir uma empresa de representação.

  12. Camila Reis

    6 de junho de 2013 às 16:12

    Fui indicada para trabalhar como representante comercial de produtos hospitalares, porém nunca tive experiência na área. Quais a perguntas básicas que devo fazer no momento da entrevista e o que devo saber para não ter surpresas desagradáveis depois que entrar na empresa?

  13. Charles Pedro do Nascimento

    12 de junho de 2013 às 11:36

    Eu gostaria muito de ser um Representante Comercial, tenho o ensino médio (Técnico em Administração de Empresa), hoje eu trabalho numa construtora na função de comprador.

    Eu teria alguma chance?

    Aguardo resposta.

  14. Danilo Alves

    4 de julho de 2013 às 17:48

    Boa tarde,

    Trabalho no ramo comercial a muito tempo, conheço diversas áreas como, telefonia, sistemas bancários, equipamentos para venda com cartões de credito, controle de ponto e acesso, automação comercial e etc. Tenho interesse em abrir uma empresa de representação.
    Sempre trabalhei como funcionário e não tenho experiencia em nada no que diz respeito a abertura de empresa ou como funciona depois de aberta.
    Gostaria de saber o que realmente a empresa de representação faz, como fechar contratos, melhores áreas para atuar. esclarecimentos em geral.

    Grato.

  15. Osmar

    19 de junho de 2014 às 14:49

    Olá! Acabei de me formar em processos gerenciais.
    Tenho a pretenção de trabalhar como representante comercial.
    Com esse curso será fácil ingressar nessa área?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>