O que faz um relações públicas

Foi-se o tempo em que empresas pareciam atuar isoladas das comunidades e mesmo da sociedade onde estavam instaladas, sem se preocupar muito com a opinião que as pessoas tinham a respeito de suas atividades. Em nossos dias, a imagem de uma empresa é tão importante quanto os serviços ou produtos oferecidos por elas, e existem consumidores que desistem de determinadas marcas ao saberem que seus fabricantes agridem o meio ambiente ou violam direitos trabalhistas. O profissional que cuida da visibilidade de uma organização, marca ou empresa junto ao público é chamado de “relações públicas”.

O termo “Relações Públicas” designa tanto o profissional quanto o departamento onde ele atua. Trata-se de um ramo das ciências da Comunicação, voltado exclusivamente para a manutenção da imagem do cliente junto a opinião publica.

O profissional de relações públicas, entre outras coisas, atua diretamente junto a imprensa, redigindo comunicados, dando entrevistas em nome da empresa, atendendo a solicitações de reportagem. Também atua junto a Organizações mediando os interesses da empresa, bem como analisa o público-alvo das organizações, evitando deslizes midiáticos que poderiam comprometer sua imagem junto aos consumidores.

Salário inicial
O salário varia de acordo com o porte da empresa, mas um profissional em início de carreira costuma ganhar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00.

O que estudar?
Existem diversos bacharelados em Relações Públicas, bem como especializações ou MBAs destinados a profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>