O que faz um proctologista

O proctologista é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças e infecções que ocorrem no sistema digestivo, que engloba o cólon, o reto e o ânus. As doenças mais comuns tratadas por esse profissional é: hemorróida, constipação e síndrome do intestino irritável.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o médico proctologista pode ser consultado por homens e mulheres. Ele irá solicitar os exames para avaliação do seu problema, e irá receitar os remédios apropriados, de acordo com o paciente. Para fazer o tratamento adequado, será necessário informar a sua rotina intestinal, assim como a sua alimentação diária. Somente dessa forma, o médico poderá avaliar com precisão.

A profissão de proctologista é importante porque diagnostica doenças graves, como o câncer intestinal, além de doenças venéreas. É necessário consultar esse médico toda vez que um problema que envolva o sistema digestivo ou intestinal.

Para se tornar um proctologista é necessário fazer especialização, logo em seguida à Faculdade de Medicina. Em geral, o tempo para se formar é de 9 a 11 anos, dependendo da instituição de ensino e disponibilidade do estudante.

Um médico proctologista pode atuar em consultórios próprios, em clínicas associadas e em hospitais públicos e privados. Além disso, pode também trabalhar com exames laboratoriais, se tiver especialização na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>