O que faz um policial civil

Esse tipo de policial pode ser encontrado em cada estado brasileiro. Policiais civis são chefiados por delegados gerais, que devem comandar delegados locais, enquanto estes últimos são responsáveis por cada Distrito Policial. A Polícia Civil do Estado age como a polícia judicial, assim como a Polícia Federal, ajudando na aplicação da lei para crimes em relação ao poder judiciário estadual. A Polícia Civil é responsável por investigar crimes de estado para que se possa realizar inquéritos.

Cada estado brasileiro estrutura seu corpo de policiais civis, também conhecido como Polícia Judicial, embora este não seja diretamente controlado pelo Poder Judiciário. Sua responsabilidade basicamente se resume à investigação criminal, apoio a autoridades judiciais, tarefas de inspeção administrativa, como controle de comércio de explosivos; registro de veículos; além da emissão da carteira nacional de habilitação e identificação nacional.

Junto com a investigação de crimes já cometidos, agentes policiais civis também podem realizar ações especiais de prevenção ao crime por meio de operações de inteligência criminal, utilização de carros sem identificação, disfarces, equipamentos eletrônicos de vigilância e outras técnicas tradicionais de policiais à paisana.

Muitos departamentos de Polícia Civil têm seus próprios esquadrões de bombas e unidades táticas aéreas. Os chamados Institutos de Polícia Técnica são compostos por policiais civis da divisão forense, atribuídos com métodos de investigação científica, podendo trabalhar até mesmo em casos judiciais não criminais.

1 Comentário

  1. Edson Luiz de Almeida

    5 de setembro de 2013 às 23:04

    Não existe na Policia Civil cargo de Alta Patente e Cabo, estes sim na Policia Militar. Na Policia Civil, Policia Cientifica, são formados após serem aprovados nas duas fases de classificação, ou seja prova escrita e oral, na ACADEPOL no Bairro do Butantã . Ex : Delegado, Escrivão, Agentes, Papiloscopista, Carcereiro, Peritos, Fotografos, Agente Telecomunicação, Auxiliar Necropsia, etc…… Na Policia Civil, há uma Lei Orgãnica, onde o Policial Civil, é obrigado a portar 24 horas por dia, destintivo, algemas, e portar a arma de fogo. Portanto o policial civil, mesmo estando em folga, tem a obrigação de cumprir o seu dever de policial sobre pena de PREVARICAÇÂO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>