O que faz um policial civil

Com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos e dos patrimônios, existem diversas funções pertinentes aos policiais civis. Para quem aprecia a profissão, mas não se sente bem com a atuação direta nas ruas, é possível trabalhar apenas nas funções administrativas.

Antes de qualquer coisa é preciso esclarecer que os policiais civis são convocados através de concurso público, que possui desde cargos de alta patente até o cabo. No ato de inscrição é que você definirá para qual deseja se candidatar. Uma vez aprovado e chamado, você passará por um treinamento básico, que inclui aprendizado das leis e condicionamento físico.

Um dos treinamentos mais importantes é para o uso dos equipamentos. Os armamentos devem ser usados de forma responsável, pois o porte de armas é permitido apenas em serviço. O uso dos coletes à prova de balas proporciona mais segurança para esses profissionais que se arriscam diariamente.

Nos últimos anos muitos concursos foram abertos para diversas unidades em todo o Brasil. A falta de policiais civis pode acarretar muitos problemas em uma cidade, mas a falta de atrativos da função resultava em pouco interesse nesse cargo. Hoje em dias, os salários são mais altos, chegando a 7 mil reais em alguns estados. No entanto, como é um emprego onde o risco é alto demais, esse salário ainda não é justo.

1 Comentário

  1. Edson Luiz de Almeida

    5 de setembro de 2013 às 23:04

    Não existe na Policia Civil cargo de Alta Patente e Cabo, estes sim na Policia Militar. Na Policia Civil, Policia Cientifica, são formados após serem aprovados nas duas fases de classificação, ou seja prova escrita e oral, na ACADEPOL no Bairro do Butantã . Ex : Delegado, Escrivão, Agentes, Papiloscopista, Carcereiro, Peritos, Fotografos, Agente Telecomunicação, Auxiliar Necropsia, etc…… Na Policia Civil, há uma Lei Orgãnica, onde o Policial Civil, é obrigado a portar 24 horas por dia, destintivo, algemas, e portar a arma de fogo. Portanto o policial civil, mesmo estando em folga, tem a obrigação de cumprir o seu dever de policial sobre pena de PREVARICAÇÂO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>