O que faz um perito criminal

O perito criminal é um policial federal ou estadual, especializado na procura de provas periciais, através da observação dos vestígios encontrados no local do delito. Embora ande armado e corra algum risco durante o exercer das suas funções, no geral, o perito criminal não persegue criminosos, nem tem de lidar diretamente com eles.

As principais funções de um perito criminal são as seguintes:

  • Descobrir e reportar fatos importantes para o decorrer do processo criminal;
  • Executar e supervisionar perícias criminais;
  • Coordenar atividades científicas relevantes na sua especialidade;
  • Elaborar estatísticas e relatórios criminais;
  • Promover a investigação criminal.

A profissão do perito criminal tem sido alvo de uma crescente curiosidade graças ao sucesso e consequente proliferação de seriados sobre a temática da investigação criminal.

6 Comentários

  1. larissa

    28 de julho de 2011 às 12:18

    acho essa profissao interessante e pretendo segui-la

  2. Patrícia Ferreira Neto

    7 de novembro de 2011 às 22:00

    Ola, eu gostaria de ter como profissão a Perícia Criminal, eu gostaria de saber que curso superior eu deva cursa para poder seguir essa profissão…

  3. Bruna Cristina da Silva

    1 de dezembro de 2011 às 11:30

    olá, eu pretendo seguir essa profissão…acho muito interessante!
    mas não sei qual o tipo de curso superior devo cursar
    tenho muitas duvidas, vou atras com os meus pais para tirarem as minhas duvidas quanto mais eu procuro saber mais eu fico com duvidas…não sei mais o que eu faço
    sou nova tenho apenas 17 anos e enquanto posso ir atras pra saber eu vou com o apoia dos meus pais…um dia vou realizar o meu sonho de ser perito criminalista.
    abraço!

  4. Regina Nascimento Vargas Silva

    23 de janeiro de 2012 às 14:35

    Olá,sempre sonhei em mim forma em perita criminal,mas tenho muita duvida em que curso superior devo cursa?
    meus pais nao me apoiam muito,mas vou fazer o que tenho vontade……
    tenho 17 anos,e desde pequena sempre quis fazer pericia.
    Me ajudem,a tirar essa duvida por que uns falam que é so me forma em medicina e depois especializar na area que quero,agora outros ja dizem que nao.
    Estou muito confusa,me ajudem?
    Obrigada!

  5. Barbara

    23 de setembro de 2012 às 15:01

    Antes de qualquer coisa é preciso deixar bem claro que para ser Perito Criminal é necessário ter curso superior completo. Isto está estabelecido em lei federal (lei nº 11690/08) e vale para todo território nacional e sobre isso não há qualquer discussão.

    “Art. 159. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso superior (QUALQUER FACULDADE, SEJA DE LETRAS OU ENGENHARIA, É PRECISO APENAS TER UM DIPLOMA). “

    Como a lei não especifica qual o curso superior, portanto, pode ser perito criminal o portador de QUALQUER curso superior.
    Em linhas gerais, cometem-se crimes em áreas multidisciplinares e, com efeito, deve o Estado possuir agentes públicos (perito criminais) também com conhecimentos multidisciplinares.
    Repetindo o que já foi dito em outras ocasiões, Perito Criminal é função pública e deve ser contratado unicamente através de concurso público. O cidadão, só depois de aprovado e na condição de funcionário público, é formado e treinado pelo Estado pelas Academias de Polícia.
    Assim o primeiro passo para ser um perito criminal propriamente dito, além do curso superior, é ser aprovado em concurso público.
    Desta forma, sugiro que o jovem pretendente a perito criminal procure editais antigos nos seus Estados e consulte o conteúdo programático.
    A decisão de abrir vagas e criar Concursos públicos é do Governo de cada Estado e eles seguem critérios próprios que nem sempre tem a ver com necessidades. São critérios políticos, econômicos, funcionais, etc. Nenhum Estado abre vagas todos os anos. No caso de São Paulo, já tivemos lapsos de tempo de mais de dez anos sem concursos.
    Então, qual o melhor curso superior para ser perito criminal?
    Na maioria dos concursos, o conteúdo programático é de segundo grau, isto é, matéria de vestibular.
    Isto reforça que não importa qual curso superior se faça, desde que esteja preparado para as matérias exigidas no concurso publico, isto é, português, matemática, física, química, biologia, informática, etc. de segundo grau.
    É minha opinião particular é que não se deve escolher curso superior focando especificamente ser perito criminal.

  6. Vitória Freire Gomes

    19 de outubro de 2012 às 11:30

    Olá . Esses dias vim me interessando por pela tal profissão de que estamos falando . Até agora deu pra ter mais ou menos uma noção do que tenho que cursar para ser uma perita . Pretendo fazer uma faculdade sobre Criminalística , não sei exatamente . Não sei tudo sobre isso . Mas estou quase certa de que pretendo fazer isso . Você poderia me dizer oque eu posso seguir (exatamente) para ser uma perita ? obrigado desde já , beijos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>