O que faz um papiloscopista

Quem já assistiu a série de TV CSI (Crime Scene Investigation) têm uma boa ideia da função de um papiloscopista! Trata-se do profissional especializado na coleta, armazenamento e identificação de impressões digitais.

A papiloscopia é a ciência que identifica seres humanos através das papilas dérmicas (impressões digitais) existentes na palma das mãos e na sola dos pés. Cada ser humano é único nesse sentido, o que torna a identificação por impressão digital uma ciência bastante precisa.

O papiloscopista é o especialista em identificação criminal. Ele faz a coleta das impressões, seja em institutos de identificação (quando solicitamos nossas carteiras de identidade, por exemplo), ou mesmo em cenas de crimes, até o arquivamento das mesmas em bancos de dados públicos, voltados a perícia criminal. Mas seu trabalho não se resume a isso! Ele é responsável por todas as tarefas voltadas a identificação humana, ele identifica e recolhe os chamados “vestígios humanos”, qualquer indício orgânico deixado pelo autor do crime, que acaba servindo como prova inequívoca de seu envolvimento.

Salário inicial
Os salários iniciais seguem leis estaduais e federais específicas nos planos de carreira das polícias civil e militar. No último concurso da Polícia Federal, por exemplo, o salário era de R$ 7.500,00.

O que estudar?
Nos concursos da Polícia Federal é exigido dos candidatos a papiloscopista nível superior em qualquer área, o que pode variar de estado para estado.

14 Comentários

  1. marli kelly de oliveira

    16 de julho de 2012 às 15:03

    tenho 26 anos eo 3 grau completo posso fazer a inscrição?é pago?quanto custa? obrigada pela atençao

  2. Denise Neves

    13 de março de 2013 às 23:49

    Pode sim Marli Kelly! Você pode fazer a inscrição até 45 anos de idade. É pago sim, mas o valor varia da instituição que aplicará a prova. Alguns concursos são de nível superior outro não, são de nível médio. Boa sorte!

  3. Lucia Valladão

    20 de maio de 2013 às 9:00

    Oi tenho tenho 33 anos e tenho 2° Grau completo,posso prestar concurso pra Papiloscopista da Polícia Civil ? Poderia me dizer também se tem concurso pra essa área ainda este ano ? Obrigada pelo atenção.

  4. Elizabete Souza

    14 de agosto de 2013 às 22:03

    Boa noite!

    Pessoal tenho 23 anos, possuo o ensino médio completo, estou iniciando ensino superior.

    Eu posso fazer o concurso para PAPILOSCOPISTA? e como faço está inscrição?

    Obrigada!

  5. Ana Carla Távora de Oliveira Dias

    26 de setembro de 2013 às 19:17

    Tenho 47 anos possuo ensino superior sou enfermeira quero saber se posso prestar o concurso p/ PAPILOSCOPISTA ,como faço a inscrição e se há no estado de Minas Gerais.
    Desde já agradeço.

  6. Zilda Júlia costa da Silva

    12 de outubro de 2013 às 21:01

    Olá boa noite,tenho 42 anos e gostaria de atuar na área como papiloscopista como devo fazer?

  7. Vanessa Almeida

    13 de outubro de 2013 às 17:18

    Oii, eu me chamo Vanessa, conclui o ensino médio em 2012 e ate então não sabia qual carreira seguir. A papiloscopia me despertou bastante interesse. gostaria de sabre como eu faco pra seguir a área se não tenho curso superior? apenas o curso técnico de informática que durou 4 anos. desde já agradeço!

  8. jane dos santos ribeiro

    23 de outubro de 2013 às 11:28

    oi. meu nome e jane tenho 15 anos, estive pensando em seguir a carreira de papiloscopista quando estiver mais velha, que cursos tenho que fazer para trabalhar nisso?

  9. tania maria pereira

    6 de novembro de 2013 às 12:41

    oi. me nome e tânia tenho 50 anos, sou formada e serviço social e gostaria de participar do concurso para papiloscopista, tem algo que me impede, e quais matérias devo estudar

  10. jessica caroline

    18 de novembro de 2013 às 22:58

    oi,apartir de qual idade pode fazer esse curso,e preciso ter o ensino medio completo ou pode estar cursando ?

  11. Jussara maria da Silva

    4 de dezembro de 2013 às 12:28

    Oi meu nome e Jussara tenho 23 anos e tenho o 2º grau completo e queria muito trabalhar na area de papiloscopista como q eu faco?

  12. Roberto Guerra

    21 de dezembro de 2013 às 23:19

    Tenho 49 anos possuo ensino superior sou enfermeiro quero saber se posso prestar o concurso p/ PAPILOSCOPISTA.

  13. ariane boer

    11 de janeiro de 2014 às 20:45

    Olá a todos sou Ariane foi através de um amigo que me falou sobre o concurso, bom me despertou uma curiosidade sobre a profissão de papilocopista,inclusive já faço técnico de enfermagem,será que ajudaria…a ingressar.

  14. Erick Alves

    18 de março de 2014 às 20:39

    Ola..sou estudante,me chamo Erick ,tenho 17 anos(tenho reservista)atualmente estou cursando o 3ano do ensino médio,e gostaria de saber se para prestar concurso de papiloscopista,tem que ser maior de idade.E se é pago? ou gratuito!?

    Desde já Agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>