O que faz um operador de produção industrial

O crescimento industrial do país vem acompanhado de um grave problema: faltam profissionais qualificados, o que faz com que sobrem vagas industriais. Operadores de produção industrial estão entre os profissionais em escassez no mercado, fazendo dessa uma profissão emergente.

O operador de produção industrial trabalha na linha de produção, desenvolvendo várias funções. Desde inserir os componentes nas esteiras de produção, retirando e embalando o produto final até operar máquinas responsáveis pela manufatura de matérias-primas em bens de consumo.

O curso técnico de operador de produção industrial costuma durar três meses, e envolve todo o processo de produção, de modo a capacitar o candidato a trabalhar em qualquer etapa da linha de produção de uma indústria. É necessário conhecimento em matemática, leitura de desenhos mecânicos, compreensão das propriedades das matérias-primas e mesmo noções de gestão industrial.

Salário inicial
Para um profissional em início de carreira o salário inicial gira em torno de R$ 1.200,00.

O que estudar?
Além do Ensino Médio completo, é necessário um curso de Operador de Processos de Produção, fornecido por instituições como o Senai. O curso tem duração média de três meses, e custa em torno de mil reais, dividido em mensalidades.

4 Comments

  1. Edimilson Silva Marinho

    30 de julho de 2012 às 22:34

    A Empresa que trabalho mim fichou como operador industrial; minha função é conduzir um caminhão de explosivo dentro de uma mineração subterranea, realizo manipulação do explosivo, patolamento como se fosse um caminhão mulck e ela que que todos colaboradores; troque pneus, laver todo equipamento e realizer manutenção.
    sendo que a Empresa contratante tem todos serviço dividido por ex.
    Borracharia, mecanica, dique de lavagem.
    além disso trabalhamos com explosivo sem curso moop e balast.

    Sds,

    Marinho

  2. Washington

    29 de outubro de 2012 às 9:28

    Eu vi uma vaga para operador de produção. É a mesma coisa que operador de produção industrial?

    Grato

  3. Anderson

    3 de janeiro de 2014 às 19:55

    Olá!!

    Dentro das funções de operador de produção 1 está a função de operador de empilhadeira? Se estiver dentro da grade profissional de um operador de produção 1 “eu” tendo o curso (de operador de empilhadeira) posso exercer as funções de um “empilhadeirista” registrado e recebendo como operador 1?

  4. jorge rocha

    22 de janeiro de 2014 às 19:16

    tenho muita vontade de fazer um curso de operador de processo industrial,trabalho em uma empresa petroquímica como almoxarife no qual oferece diversos treinamento para as equipes ,gostaria de saber onde posso está cursando como acima citado. Moro no Rio de Janeiro em duque de caxias quem souber o local mais próximo favor me envie por e-mail o endereço da instituição ,grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>