O que faz um operador de empilhadeira

Operar uma empilhadeira é uma daquelas profissões cuja necessidade corporativa e habilidade no desempenho são costumeiramente subestimadas. Mas se engana quem pensa que para se tornar um operador de empilhadeira basta sentar-se no banco de motorista e começar a “dirigir”!

O operador de empilhadeira precisa ser aprovado num curso específico para a função, e a experiência do profissional é valorizada pelo mercado. Grandes depósitos costumam guardar produtos de muito valor, acondicionados em caixas pesadas. É o operador de empilhadeira que movimenta esses produtos dentro dos depósitos e os leva até mesmo até os caminhões para a distribuição.

A profissão exige perícia e atenção constante, pois o risco de acidentes é grande, e tanto financeiro e material quanto físico para o operador e os demais colegas envolvidos na operação. O profissional deve ter bom conhecimento da máquina, e ser capaz de agir com rapidez e agilidade em qualquer circunstância crítica. Também deve zelar pela sua segurança pessoal, e das pessoas envolvidas durante o manuseio dos produtos.

Salário inicial
Varia em média entre R$ 800,00 e R$ 1.200,00, dependendo do porte das empresas.

O que estudar?
O Ensino Médio completo é exigido, bem como o Curso de Operador de Empilhadeira. Existem diversos cursos disponíveis no mercado, com duração média entre 30 e 40 horas aula.

3 Comentários

  1. Tiago maciel

    7 de junho de 2012 às 8:59

    bom dia ! Queria saber oque diferencia um operador de empilhadeira de um operador de transpaleteira ?

  2. waldemir pereira gonçalves

    16 de abril de 2013 às 21:31

    Para as inds. hoje os op.de empilhadeira estão sendo multifuncional.Não trabalha foca na carga e descarga. o op. de empilhadeira, também é conferente. controlador de estoque, e dentro outras funções no armazém, por um salario só da função de op. de empilhadeira.Isto é exploração de mão de obra.

  3. Joel Cezar Gomes

    26 de junho de 2013 às 10:58

    Eu Tenho Curso de Operador De Empilhadeira. E Conferente De Cargas. Mas Não Tenho Experiência Na àrea… O que Falta Pra Mim Conseguir Um emprego?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>