O que faz um operador de caixa

Toda empresa que vende diretamente produtos ou serviços ao cliente necessita de um “operador de caixa”, o profissional responsável pela checagem e cobrança do bem consumido. Suas funções vão muito além de simplesmente passar os produtos pelos leitores de códigos de barras e cobrar seus valores dos clientes. A função exige grande responsabilidade (afinal, estamos lidando com dinheiro!), cordialidade (costuma ser o atendimento final ao cliente), e perícia nas rotinas diárias, porque qualquer erro em funções como abrir e fechar o caixa podem acarretar problemas sérios que envolvem diretamente o balanço da empresa.

O operador de caixa é um profissional muito organizado e atento, que sabe se relacionar de maneira cordial com os clientes e supervisores, e atuar sob pressões. Uma das vantagens da profissão é que existe grande flexibilidade de horários, já que os caixas são requeridos em todos os turnos de atuação do comércio.

Salário inicial
Para um profissional sem experiência, o salário inicial gira em torno de R$ 700,00. Dependendo do porte da empresa, pode chegar a R$ 1.000,00.

O que estudar?
O Ensino Médio (antigo Segundo Grau) completo costuma ser exigido. Existem diversos cursos, de curta duração, que preparam o profissional para as rotinas do caixa. Para os concluintes desses cursos costumam existir vagas abertas no mercado de trabalho.

5 Comentários

  1. juliana

    15 de novembro de 2011 às 14:47

    estou achando muito interessante saber um pouco o q faz um operador de caixa,e aprendendo muito…

  2. Renata Santos

    8 de maio de 2012 às 23:11

    eu quero muito ser uma operadora de caixa porque eu acho que tenho disposição para isso, pra começar bem vou fazer um curso e depois quem eu não seja chamada para trabalhar em uma empresa. este ano mesmo vou realizar com fé em Deus o meu curso porque eu gosto muito desse tipo de trabalho voltado à transações imobiliaria.dejeso mais exclarecimento pelo meu e-mail obrigada.

  3. pamella silveira

    9 de novembro de 2013 às 14:26

    Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional responsavel pela checagem e cobrança do bem consumido . Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.
    É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona diretamente com o cliente.
    As funções desenvolvidas são registar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. No Brasil a profissão e um pouco desvalorizada por empresas em razão de trabalhar aos finais de semana e feriados e também por clientes, precisa-se de tolerância com alguns e ter atenção com outros.
    A profissão de operador de caixa é hoje considerada uma profissão que envolve altos níveis de stress. Este facto deve-se a várias ocorrências como o facto de que normalmente as remunerações da profissão são baixas, para um trabalho que muitas vezes envolve tanto aguentar queixas dos clientes, algumas vezes agressões verbais, ameaças e muitas vezes acidentes com os mesmos quando são intolerantes. É frequente haver vários acidentes com operadores de caixa quando estes têm problemas com o público. O operador de caixa também chega a sofrer de dores e problemas musculares devido aos movimentos repetitivos que executa e devido ao facto de passar várias horas seguidas sentado, passando mercadorias .
    Entre estes profissionais há também quem considere que a profissão é desvalorizada e que os seus praticantes muitas vezes trabalham mais do que seria suposto, suportando problemas com colegas de trabalho e com a gerência das lojas em que trabalham
    Descrição do Cargo de Operador de Caixa
    Receber valores de vendas de produtos e serviços; controlar numerários e valores; atender o público em agência postal na recepção e entregar objetos postais; receber contas e tributos e processar remessa e pagamento de numerários por meio postal; vender bilhetes e ingressos em locais de diversão; processar a arrecadação de prestação de serviço nas estradas de rodagem; vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano; fazer reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres; prestar informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos etc.. Preencher formulários e relatórios administrativos….

  4. Sarah

    2 de dezembro de 2013 às 21:37

    Olaa

    Sou recebedora nivel 3 seria a mesma coisa que caixa né???
    Caixa faz vale transporte de funcionário? Caso a empresa não tenha carro forte e o gerente leva o dinheiro até o banco a caixa é obrigada a acompanhar ele para ficar com o dinheiro no banco?

  5. Zenilda de Aquino Pereira

    16 de setembro de 2014 às 0:45

    Um dos meus maiores objetivos de vida é trabalhar como Operadora de caixa de supermercado.
    Mais confesso que estou um pouco tensa… Pois amanhã é o meu primeiro estágio como Operadora de caixa.
    Eu peço muito para que Jesus segure em minhas mãos na hora em que eu estiver lá.
    Que o senhor venha clariar minha mente durante esses dois dias.

    Entrego nas mãos de Deus e sei que ele vai me ajudar.

    Amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>