O que faz um oncologista

Um médico oncologista é aquele especializado no tratamento de câncer. Existem vários segmentos dentro da área da oncologia, como a oncologia clínica, o cirurgião, o radioterapeuta entre outros. O clínico, que é o mais facilmente encontrado em casos de perícia de câncer, irá fazer um tratamento geral no paciente, observando o organismo como um todo, não apenas a área afetada.

É sabido que alguns remédios utilizados no tratamento do câncer podem trazer problemas para outras áreas do corpo, por isso é necessário um acompanhamento pelo oncologista clínico. É esse profissional que irá fazer o acompanhamento da quimioterapia, quando devidamente prescrita, assim como a imunoterapia ou a hormonioterapia.

O cirurgião é aquele que irá remover a área ou órgão afetada, uma vez que o tratamento não tenha efeito ou que os remédios estejam prejudicando muito o corpo do paciente.

Além das funções médicas, o oncologista também é um ponto de referência do paciente. Ele deve apoiar o paciente, tanto no sentido de passar segurança nos métodos prescritos quanto no suporte psicológico que é fundamental para um resultado positivo da medicação.

Para se tornar um médico oncologista, é necessário ter a Faculdade de 12 semestres em Medicina completos, além de 2 a 3 anos de residência médica na área de Oncologia. Além disso, é muito recomendado a constante atualização dos conhecimentos através de cursos e palestras, tanto no Brasil quanto no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>